Nova direção do Campus do Sertão tem 80% de aprovação da comunidade acadêmica

Dia 1º de abril, os professores Agnaldo José dos Santos e José Ivamilson Barbalho vão assumir a direção-geral e a acadêmica, respectivamente

- Atualizado em
Reitor Eurico Lôbo recebe a atual e a nova diretoria do Campus do Sertão

Simoneide Araújo – jornalista

Os professores Agnaldo José dos Santos e José Ivamilson Barbalho foram escolhidos pela comunidade acadêmica, com 80% dos votos, para a Direção Geral e a Direção Acadêmica do Campus do Sertão. No próximo dia 1º de abril eles assumem com o compromisso de buscar maior aproximação com todos os segmentos que compõem aquela unidade da Universidade Federal de Alagoas.

A consulta para escolha dos novos dirigentes teve chapa única e foi realizada no último dia 20 de março com participação expressiva de alunos e servidores. Dos 421 estudantes, 370 escolheram os professores Agnaldo e Ivanilson; dos 24 técnico-administrativos, 21 votaram; e dos 48 docentes, 31 disseram sim aos candidatos.

Na última segunda-feira (25), os atuais dirigentes, Ricardo da Silva, diretor-geral do campus, e Gabriel Soares Bádue, diretor acadêmico, estiveram reunidos com o reitor Eurico Lôbo para apresentar os novos gestores. Eurico agradeceu o empenho e a dedicação da atual direção e parabenizou os recém-eleitos. “O processo de transição foi muito importante e muito bem conduzido pelo professor Ricardo, o que contribuiu para o belo exemplo de cidadania, que fortaleceu o processo democrático na universidade. Tivemos uma participação bastante expressiva da comunidade acadêmica e isso é valioso e enriquecedor”, declarou.

Durante a reunião, o reitor deu as boas-vindas aos professores Agnaldo e Ivamilson e falou sobre a inauguração do prédio sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, prevista para mês de abril. Agnaldo José agradeceu ao professor Ricardo da Silva pelo empenho em todo processo de transição e reforço que sua proposta de gestão será baseada na transparência, na ética e na prestação de contas.

O professor José Ivamilson também destacou o engajamento da atual gestão do campus e da credibilidade perante a comunidade acadêmica. “Temos um trabalho coletivo que vem fazendo a diferença e que resultou num processo tranquilo e muito organizado da consulta. O desafio, agora, não será apenas meu e do professor Agnaldo, mas dos que estão deixando a gestão e, enfim, de todos. Nossa perspectiva é fazer um trabalho coletivo em prol da nossa unidade”, ressaltou.

O atual diretor-geral do Campus do Sertão, Ricardo da Silva, agradeceu a confiança em seu trabalho e disse que cumpriu o compromisso de conduzir o processo de transição e de realização da consulta para escolha da nova direção. “Aceitei permanecer à frente da direção para concluir uma etapa importante do trabalho de conclusão da obra do prédio sede do campus. Foi uma experiência única. Agradeço ao professor Eurico pela confiança no meu trabalho. Sou servidor da Ufal e, mesmo deixando a direção, continuarei a colaborar com a nova gestão. Nosso objetivo é contribuir com o crescimento do Campus do Sertão e em sua importância para o desenvolvimento do Estado de Alagoas”, ressaltou.

Gabriel Soares disse que o período de quase onze meses em que esteve à frente da diretoria acadêmica foi grande aprendizagem. “Agradeço a confiança no meu trabalho e vamos continuar contribuindo para melhorar e desenvolver o campus. Desejo boa sorte aos novos gestores”, completou.

Também participaram da reunião os professores Marcelo Felizberto de Lima e Henrique José Praxedes. Felizberto participou da comissão que conduziu o processo de escolha da nova diretoria do campus e destacou que a experiência foi um aprendizado e só acrescentou a sua experiência como docente. “Estou muito satisfeito com todo o processo de consulta. Tivemos uma participação muito significativa para o processo democrático. Mostra maturidade de todos”, revelou.

Campus do Sertão