Inscrições abertas para o Programa de Mobilidade Acadêmica Andifes-Santander

As bolsas serão disponibilizadas para alunos dos campi Maceió, Arapiraca e Sertão; entenda o procedimento aqui

- Atualizado em

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

Atenção estudante da Ufal. Se você tem interesse em cursar disciplinas de graduação em outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do país, fique atento. A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) torna pública a informação de que estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica Andifes/Santander para o período referente ao segundo semestre do ano de 2013.

Os interessados em realizar inscrição podem procurar as coordenações de seus cursos entre os dias 18 e 22 de março e, conforme o edital, devem preencher alguns pré-requisitos, tais como: ser aluno regularmente matriculado em algum curso de graduação da Ufal, ter cursado 20% da carga horária de integralização do curso, não possuir mais de 2 reprovações acumuladas nos dois períodos letivos antecedentes ao pedido de mobilidade, além de não estar em seu último período do curso e nem ter participado do programa.

No ato de inscrição, os candidatos devem comparecer ao local com os seguintes documentos:

• Cópia de RG e CPF;
  • Comprovante de matrícula, Histórico Analítico Escolar de graduação atualizado e autenticado pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) ou órgão equivalente;
  • Formulário de Inscrição (disponível no anexo 01 do edital) devidamente preenchido, com a aprovação do Colegiado de Curso. Neste formulário deverá ser indicada a Ifes que o aluno optou por participar da Mobilidade Acadêmica. No site da Andifes (www.andifes.org.br) são disponibilizados a relação e os contatos dos responsáveis das Ifes participantes do referido programa;
  • Parecer da coordenação do curso de origem sobre o aproveitamento das disciplinas discriminadas no plano de estudos do aluno.

A distribuição das bolsas

O Programa de Mobilidade Acadêmica Andifes/Santander informa que seis bolsas serão disponibilizadas para os alunos dos três campi da Universidade Federal de Alagoas. A distribuição será feita da seguinte forma: 4 para estudantes do Campus A. C. Simões, em Maceió; 1 para o Campus Arapiraca e mais 1 para o Campus do Sertão.

Conforme o edital, se a vaga do Campus Arapiraca não for preenchida, esta será transferida para o Campus do Sertão e vice-versa. Se não houver procura em ambos, as vagas serão redestribuídas para o Campus A. C. Simões. Vale reforçar que se o Campus A. C. Simões não preencher as vagas pré-estipuladas, estas deverão ser redestribuídas para os candidatos dos campi Arapiraca e Sertão que obtiverem maior nota.

O valor da bolsa é de R$ 2.500,00 e deve ser pago em cinco parcelas de R$ 500 durante o segundo semestre. Esse pagamento, destinado a custeios pessoais, será repassado para o estudante até o quinto dia útil de cada mês. Ainda de acordo com o edital, o tempo da bolsa é válido por 2 semestres sem hipótese de prorrogação ou utilização em outro semestre letivo diferente do que está sendo proposto pelo edital.

O Processo de Seleção

Uma pré-seleção será realizada pelos Colegiados dos Cursos da seguinte maneira: cada curso deverá encaminhar a documentação especificada com os documentos de apenas um aluno à Prograd. Para a pré-seleção, o Colegiado deverá analisar o Coeficiente de Rendimento Acumulado, podendo acrescentar outros critérios.

A seleção, por sua vez, será realizada por uma comissão a ser designada pelo Pró-reitor de Graduação, o professor Amauri Barros, e deve levar em consideração os seguintes pontos: Análise do Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) do histórico escolar, uma entrevista com os candidatos e, por último, a elaboração de uma redação.

Vale reforçar que caso haja apenas 1 aluno inscrito em qualquer um dos campi, se este aluno estiver dentro dos pré-requisitos citados nesta matéria e detalhados no edital, ele será selecionado automaticamente para participar do programa.

Acompanhe o processo

A documentação do estudante pré-selecionado deve ser enviada via memorando à Prograd até o dia 28 de março. No dia 1º de abril, estarão disponíveis no Portal do Estudante, por meio deste link, as inscrições homologadas e o calendário com as entrevistas e redação em locais e horários a serem definidos. A seleção para todos os candidatos será realizada no Campus A. C. Simões, em Maceió e o resultado final do processo tem divulgação prevista para o dia 15 de abril, pelo mesmo link.

Confira o edital disponível em anexo no final da página para obter outras informações ou entre em contato com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) por meio do telefone: (82) 3214-1082.