Curso de Direito ganha classificação 5 estrelas

Ufal lidera ranking da revista Guia do Estudante na área de Ciências Jurídicas

- Atualizado em
Para Lavínia Cavalcante, resultado é fruto de esforços entre estudantes, professores e técnicos | nothing

Myllena Diniz e Ricardo Amaral – estudantes de Jornalismo

Entre os mais procurados do Brasil, o curso de Direito é conhecido como uma das áreas mais tradicionais e competitivas quando o assunto é vestibular. Na Universidade Federal de Alagoas, essa realidade é ainda mais presente e revela os esforços da instituição na busca pela formação qualificada. Na última semana de março, a revista Guia do Estudante revelou que a Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) está entre as 26 melhores do País, com qualificação 5 estrelas. O periódico possui circulação nacional e é um dos principais instrumentos de consulta de alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior.

Segundo a coordenadora do curso, Lavínia Cavalcanti, o resultado obtido é fruto de conjunto de esforços entre alunos, equipe de docentes e servidores de modo geral. Já são mais de oito décadas de difusão do conhecimento, pesquisa e extensão de qualidade. “O curso possui professores renomados e de qualidade, que se aperfeiçoaram com cursos de doutorado e que são operadores do Direito [atuam na área], fator importante por trazer situações práticas do cotidiano. Além disso, nós ofertamos projetos de pesquisa em diversos segmentos, de Filosofia a assuntos mais complexos, como Direito Ambiental e Urbanístico”, ressaltou.

O estímulo às atividades de extensão também é destaque na FDA. Por meio do Escritório Modelo de Assistência Jurídica (Emaj), estudantes da graduação prestam atendimento gratuito às comunidades do entorno da universidade. A passagem pelo Emaj é obrigatória, permite ao corpo discente a experiência na área forense e é levada em consideração diante das exigências do Magistrado.

“O Escritório Modelo é referência em nosso Estado. O Emaj oferece vagas a cada semestre para, aproximadamente, 150 alunos. Os estudantes atendem a sociedade e atuam em situações de processos judiciais e de mediações, o que possibilita a vivência dos projetos de extensão. Inclusive, daqui já saiu um projeto de pesquisa – que depois passou a ser projeto de extensão –, liderado pelo professor George Sarmento, apresentado pelos alunos na ONU [Organização das Nações Unidas], em Nova Iorque. Enfim, nosso curso oferece toda parte acadêmica, projetos de pesquisa e extensão, e uma preocupação constante com o avanço da faculdade”, salientou Lavínia Cavalcante.

Biblioteca jurídica: suporte na formação dos alunos

Formação qualificada também exige acervo bibliográfico que auxilie os acadêmicos em seus estudos. Para diminuir os custos dos alunos com a compra de livros, biblioteca jurídica equipada serve de suporte para pesquisas. “Além dos esforços da Ufal para a aquisição de livros, a FDA se preocupa, anualmente, com a obtenção de material bibliográfico, desde a gestão do professor José Barros até a do professor Andreas Krell. Isso faz com que o aluno não adquira tanto volume por conta própria. Hoje, a biblioteca jurídica da instituição é completa”, enfatizou a coordenadora da graduação.

Sucesso gradativo

A conquista do selo 5 estrelas, pela revista Guia do Estudante, é fruto de trabalho continuado entre gestores que já passaram pela coordenação do curso de Direito. “As gestões anteriores foram importantes para essa conquista, como a da professora Elaine Pimentel, que, com dedicação, conseguiu organizar toda parte acadêmica e possibilitou mudança de postura de alunos e de professores”, destacou Lavínia.

A coordenadora do curso também revelou os próximos passos da graduação. “Além da vontade de permanecer entre os 26 melhores cursos do Brasil, nós queremos melhorar nossa qualidade, não somente para avaliação do Guia do Estudante, mas para outros órgãos e institutos que avaliam o ensino, como a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil]. Também pretendemos oferecer cursos de nivelamento de inverno e verão; cursos voltados a concursos públicos; e tentar ofertar eventos acadêmicos que discutam o Direito, para que o aluno tenha a formação mais completa possível”, reforçou.

Os sinais de constante atualização do plano pedagógico e a contínua eficiência acadêmica estão refletidos em outros resultados de reconhecimento nacional. Em Alagoas, o curso de Direito da Ufal é o único com Selo Recomenda, da OAB. Em todo o Brasil, existem mais de 1.200 cursos de Direito, dos quais 791 foram analisados pela Ordem e apenas 90, recomendados.

Confira aqui lista completa dos melhores cursos de Direito do Brasil, segundo o Guia do Estudante.

Unidades Acadêmicas