Universidade participa de projeto em prol da educação dos arapiraquenses

Conexão Educar tem o objetivo de integrar as informações entre as escolas da rede municipal

15/02/2013 11h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Mário Hozano e o coordenador de Inovações Tecnológicas do MPOG, Luís Felipe Costa, em visita ao Campus Arapiraca

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Professores e estudantes do curso de Ciência da Computação do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas participaram do desenvolvimento de uma iniciativa elaborada pela Prefeitura do município em parceria com o Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo). Trata-se do projeto Conexão Educar, cujo objetivo é modernizar a gestão educacional e inserir novas tecnologias no processo pedagógico, implantando um sistema de integração entre as escolas da rede municipal de Arapiraca.

De acordo com o coordenador do curso, Mário Hozano, o projeto surgiu de um desejo da Secretaria Municipal de Educação em poder ter acesso mais prático aos dados das escolas da cidade. “Esse sistema fornece dados em tempo real para a Secretaria e, consequentemente, à Prefeitura. A partir desses dados, a Secretaria poderia ter mais controle sobre o universo da educação do município e teria mais material para tomar decisões”, explicou o professor.

No entanto, colocar o sistema em funcionamento não foi tarefa simples. A prefeitura equipou as escolas de Arapiraca, garantindo computadores com acesso à internet, que alimentavam o sistema conhecido como i-Educar. Foi aí que o curso de Ciência da Computação entrou no projeto. De acordo com Mário Hozano, muitas das novas funcionalidades para adequação do software foram realizadas pelos estudantes do curso.

“Para adequar o software i-Educar às necessidades de Arapiraca, muitas adaptações foram feitas, incluindo a construção de novas funcionalidades como, por exemplo, um ambiente de integração dos professores ao sistema i-Educar, além da criação de um portal exclusivo para os alunos das escolas, onde os mesmos podem realizar matricula, obter o boletim e acompanhar seu desempenho durante o ano letivo”, explicou o professor.

“Arapiraca está ajudando a transformar a educação do Brasil”

Implantado há dois anos, o projeto Conexão Educar foi evoluindo e se modernizando a cada temporada. De acordo com Hozano, com o uso de programas de softwares livres em serviços realizados nas escolas, a administração municipal pode acompanhar as práticas pedagógicas, o rendimento e a frequência dos estudantes em sala, além das matrículas dos alunos poderem ser realizadas via internet, fazendo com que o processo se torne mais rápido e prático.

“Logo, o sistema ficou robusto e o pessoal envolvido passou a dar consultoria para implantar o mesmo modelo em outros municípios”, informou o coordenador, ao reforçar que o passo a passo para o desenvolvimento do Conexão Educar foi acompanhado de perto pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que fomenta iniciativas de software livre para gestão pública por meio do Portal do Software Público Brasileiro.

O reconhecimento veio a público em dezembro de 2012, quando representantes do Ministério estiveram em Arapiraca para uma cerimônia de lançamento dos portais do aluno e do professor, integrados ao Conexão Educar. Além disso, o então prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, assinou o Termo de Doação do Código-Fonte do projeto Conexão Educar para os gestores do MPOG, como parte de consórcio formado com a prefeitura, GTInfo, do Programa E-Cidade, o Campus Arapiraca e a empresa DB Seller.

Durante a solenidade, Corinto Merffe, diretor de Sistemas da Informação do Ministério do Planejamento arrancou aplausos dos presentes ao parabenizar a iniciativa e destacou o sucesso do projeto ao declarar que Arapiraca está ajudando a transformar a educação no Brasil. O desafio, antes no papel, agora, consolida-se como uma realidade de sucesso.

Visita ao campus

No dia seguinte à cerimônia, o coordenador de inovações tecnológicas do Ministério do Planejamento, Luís Felipe Costa, fez uma visita ao Campus da Ufal em Arapiraca com a intenção de conhecer toda a infraestrutura da unidade e os professores do curso de Ciência da Computação. Recepcionado pelo professor Mário Hozano, ele destacou a vontade em reforçar a parceria entre o MPOG e o curso no desenvolvimento de outros softwares livres voltados aos municípios brasileiros. “Precisamos estreitar as relações para que as ideias possam ser compartilhadas, a fim de que possamos fornecer soluções de outros softwares livres para toda a sociedade”, enfatizou.

Hozano reforçou a fala de Luís Felipe, ao destacar a importância dessa parceria entre o curso e o Ministério. “Nossos professores sempre incentivam a integração dos trabalhos de suas disciplinas em projetos como os do Portal do Software Público. Isso faz com que os conteúdos abordados em sala possam ser aplicados em grandes projetos, aproximando a academia do mercado de trabalho. Esta parceria com o Ministério favorece bastante a colaboração no desenvolvimento de softwares existentes no portal e, em breve, pretendemos disponibilizar novos produtos desenvolvidos no Campus Arapiraca”, concluiu o professor.