Ufal convoca mais de 13 mil da lista de espera

Todos os convocados devem realizar a matrícula sob o risco de perder a chance de participar do processo de seleção

- Atualizado em

Manuella Soares - jornalista

A chance de conseguir uma vaga no ensino público superior ainda não acabou para milhares de estudantes que fizeram o Enem para a Ufal. A Pró-reitoria de Graduação e a Copeve divulgaram a chamada de convocação de matrícula para cerca de 13 mil candidatos que se inscreveram no Sisu. Todos os convocados devem realizar a matrícula entre os dias 4 e 6 de março. As vagas remanescentes nos três campi somam um total de 2.584.

De acordo com o pró-reitor Amauri Barros, esse ano houve mudanças no edital. A principal delas é a convocação de seis vezes mais alunos do que o número de vagas para uma matrícula condicional. “Estamos chamando um titular e cinco suplentes, mas todos terão a obrigatoriedade de realizar a matrícula, caso contrário, perdem a chance de conquistar a vaga”, explicou.

Se os candidatos classificados não comparecerem, a matrícula dos suplentes é automaticamente confirmada, obedecendo aos critérios de pontuação. Alguns cursos não têm banco de reserva suficiente para convocação de seis candidatos da lista de espera, por outro lado, os mais concorridos como Medicina, Direito (matutino) e Serviço Social (noturno) ainda dispõem de vagas remanescentes, com milhares de alunos na disputa.

Confira no site da Copeve a lista de convocação e o edital de matrícula para obter informações sobre os locais e a documentação necessária.

O pró-reitor de graduação, Amauri Barros, lembra ainda que os estudantes classificados na lista de espera e que já estão matriculados no curso de segunda opção, não precisam apresentar toda a documentação novamente. “Basta que eles passem na Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Ufal para pegar uma declaração que comprova a matrícula. Depois disso, é só apresentar no seu novo curso”, destacou.

Para esses casos, as vagas ociosas deixadas pela mudança de curso, serão disponibilizadas numa próxima convocação. A previsão, é que a partir do dia 22 de abril, mais uma chamada seja divulgada, já que a matrícula dos alunos aprovados nas duas primeiras chamadas só será confirmada depois do início das aulas.