Ufal assina primeiro convênio com a Epson pela Lei de Inovação Tecnológica

O Instituto de Computação será beneficiado com o projeto de investimento da empresa por meio da Lei de Informática

- Atualizado em
O reitor Eurico Lôbo assinou convênio com a Epson, nesta quinta (28), com a presença de professores do IC | nothing

Manuella Soares - jornalista

Mais uma boa notícia para o Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas. Numa parceria público-privada, a Epson, fabricante de tecnologia de impressoras, firmou um importante convênio que vai permitir que alunos e professores do IC desenvolvam pesquisas inovadoras.

O primeiro convênio da Ufal por meio da Lei de Inovação Tecnológica vai converter os incentivos fiscais da empresa em investimento na parceria com a universidade. Para a gestão, isso significa muito além do que a formalização de um projeto. “Acho muito importante que essas relações se estabeleçam, porque colocamos o aluno em contato com o mercado, mas, muito mais do que isso, a universidade se abre para a sociedade”, evidenciou o reitor Eurico Lôbo, ao assinar o convênio na manhã desta quinta-feira (28).

A empresa, líder em impressão nos Estados Unidos e na Europa, enxergou o potencial dos desenvolvedores da Ufal em contribuir com as tecnologias para o mercado brasileiro, movimentando o setor. “Pensamos no futuro. Com essa parceria podemos adequar as soluções da Epson, quebrando paradigmas no uso da impressora, agregando inovação para as normas do Brasil", comentou o representante da Epson, Mateus Larrabure.

Os professores Leandro de Sales e Alcino Dall'Igna Jr. vão trabalhar com alunos bolsistas financiados pela Epson. “Nós permitiremos que os nossos alunos se envolvam no projeto para acabar com esse mito de que a universidade só produz protótipo e não soluções finais que resolvem problemas reais enfrentados pela sociedade. Vemos uma grande possibilidade de desenvolvimento nessa área de impressão, principalmente quando pensamos em soluções inovadoras, aplicando os resultados de nossas pesquisas em soluções que podem ser levadas às últimas consequências, consolidando assim um processo efetivo de inovação tecnológica. O setor de impressão digital aparentemente se estabilizou e, por isso, conseguir inovar é um grande desafio”, destacou o professor Leandro, demonstrando os agradecimentos pela confiança depositada na Ufal.

“Os alunos terão contato com a produção de software de qualidade industrial, levando em conta uma série de procedimentos que, geralmente, eles saem da universidade só com a teoria. É uma grande oportunidade de sair do diálogo para a produção, efetivamente”, ressaltou o professor Alcino.

“Isso abre muitas portas para outras cooperações com empresas sérias. A universidade quer mais, a sociedade está cobrando mais. Essa é a hora e o lugar certo!”, comemorou o professor Josealdo Tonholo.

Unidades Acadêmicas