Projeto Pró-carroceiros inicia atividades deste ano no próximo sábado

Estudantes de Medicina Veterinária e Zootecnia vão examinar os animais enquanto os carroceiros serão cadastrados para a associação

14/02/2013 14h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Professor Pierre, durante a última ação do projeto realizada no Bairro Vergel, em Setembro de 2012

Redação Ascom

No próximo sábado, 16, das 9h às 14h, será realizada uma atividade do projeto Pró-Carroceiros, que tem como meta a implantação de Associação de Carroceiros no Bairro Vergel. Será na unidade de Saúde Virgem dos Pobres, no antigo CAIC Vergel. Os alunos de Medicina Veterinária e Zootecnia vão atender os animais, gratuitamente, enquanto os alunos dos cursos de Serviço Social e Direito vão conversar com os carroceiros para realizar o cadastramento e a seleção dos dez primeiros integrantes da associação.

A partir de março, a Associação funcionará diariamente em uma sala doada pela Secretaria Municipal da Saúde, com objetivo de organizar os carroceiros e capacitá-los para ter uma renda melhor com a atividade. "Os associados vão se comprometer em fazer os cursos de capacitação, melhorando os cuidados com a própria saúde e diminuindo os maus tratos aos animais", informou o professor Pierre Barnabé Escodro, coordenador do projeto.

Apoios

O projeto foi vencedor do Prêmio Santander Universidades 2012, na linha Universidade Solidária. A premiação garantiu um financiamento de 50 mil reais para serem utilizados em 12 meses, incluindo duas bolsas para alunos de graduação. A Pró-reitoria Estudantil também colabora com o projeto, fornecendo quatro bolsas de Desenvolvimento Institucional (BDI) para os alunos de Direito e Serviço Social que vão atuar diariamente na associação dos carroceiros.

Segundo Pierre, outros apoios foram muito importantes para a realização do projeto. "A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do médico coordenador do posto de saúde local e professor da Uncisal, Hélvio Auto Filho, viabilizou a área para implantação da Associação e a cooperativa Agrária de Guarapuava (PR) disponibilizou 1.250 kg de ração por mês para tratar os cavalos dos associados", informou o coordenador do projeto.

Mais informações sobre o Prêmio

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos da Universidade Federal de Alagoas (Grupequi) ganhou o Prêmio Santander Universidades 2012, na linha Universidade Solidária. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada em São Paulo, em novembro do ano passado. O coordenador do projeto, Pierre Escodro, acompanhado pelo reitor Eurico Lôbo, representaram a Ufal na premiação.

O coordenador do projeto Pró-carroceiro destaca a importância da assistência aos animais de tração que ainda hoje circulam pelas cidades. "Os equídeos de tração carroceiros ainda apresentam papel imprescindível na subsistência e sobrevivência de centenas de famílias em capitais do nordeste brasileiro. Na cidade de Maceió, acredita-se que mais de duas mil famílias sobrevivam dos animais de carroça, sem qualquer orientação financeira, educativa, de saúde ou assistência veterinária", destacou o coordenador.

Pierre Escodro explica que a proposta é organizar a atuação dos carroceiros. "A imagem desses condutores de carroça é relacionada aos maus tratos com os animais e à marginalidade. O Projeto Pró-Carroceiros objetiva implantar uma associação no bairro Vergel em Maceió, melhorando a qualidade de vida da comunidade que vive do equídeo, promovendo um ambiente de associativismo, onde surjam alternativas de incremento de renda, fundamentadas na saúde ambiental e bem estar animal", garantiu o professor.