Projeto do Campus Arapiraca propõe criação de website para melhorar gestão pública dos municípios

Projeto de extensão prevê a criação de um fórum de debates entre os gestores que estimule as práticas inovadoras de administração pública

18/02/2013 15h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Município de Maravilha, distante 226 quilômetrosd e Maceió,  foi o primeiro a receber a visita da equipe da Ufal

Município de Maravilha, distante 226 quilômetrosd e Maceió, foi o primeiro a receber a visita da equipe da Ufal

Lenilda Luna - jornalista

O projeto para a criação de um website voltado aos gestores públicos municipais é coordenador pelo professor Bruno Setton e conta com a colaboração dos professores João Tude e Patrícia Diniz. Os docentes são ligados ao curso de Administração Pública do Campus Arapiraca e querem envolver os alunos numa proposta que possibilite a aprendizagem das estratégias de gestão pública, ao tempo em que também pretendem contribuir para a qualificação da administração municipal.

Segundo Bruno Setton, a proposta é incentivar a adoção de novas práticas de administração. "Propomos um modelo de gestão do conhecimento, mais consistente e adequado às organizações públicas municipais do Agreste e Sertão alagoano. Para isso, vamos dialogar com os gestores e realizar debates, oficinas e palestras para planejar o conteúdo do website, que seja uma ferramente para consultas técnicas e também possibilite a troca de experiências entre os gestores", explica o professor.

O cronograma de execução deste projeto de extensão já foi iniciado com a apresentação da proposta ao prefeito de Maravilha, Carlos Luiz Martins Marques, eu audiência realizada no início de fevereiro. Outros prefeitos do sertão e agreste alagoanos devem ser convidados a participar do projeto. A previsão é que o website seja lançado em dezembro deste ano. "A execução deste projeto vai possibilitar uma aproximação entre a universidade e os gestores municipais", ressalta Bruno Setton.

Os integrantes do projeto tem como metas estudar o perfil do gestor público do agreste e sertão, contribuir com a profissionalização da gestão pública, conscientizar o gestor sobre a importância do planejamento e apresentar ferramentas de administração que possibilitem uma melhor oferta de serviços à população. "A experiência será muito importante para nossos alunos de administração, que vão vivenciar um desafio concreto, e também pode incentivar uma reflexão dos gestores sobre o que é preciso melhorar na administração das prefeituras", ressalta o coordenador do projeto.