Jornal “O Semeador” comemora centenário

Fundado em 1913 pela Arquidiocese de Maceió “O Semeador” é o Primeiro Diário Católico do Brasil

- Atualizado em
Jornal "O Semeador" comemora cem anos de existência

Diana Monteiro – jornalista

O dia 1º de março em Maceió será marcado pelas comemorações dos cem anos do Primeiro Diário do Brasil: o Jornal “O Semeador”, pertencente à Arquidiocese de Maceió. Em suas dez décadas de existência nunca deixou de ser publicado, mesmo enfrentando alterações em sua linha editorial e dificuldades para ser mantido.

Antecedendo a data comemorativa, nesta quarta-feira, dia 27, às 15h está definida uma reunião com membros do Instituto Histórico de Alagoas para tratar sobre o centenário. No dia 1º de março, a partir das 9h, a comemoração tem como local a Cúria que fica ao lado do Seminário de Maceió (em frente ao Colégio Marista), no bairro do Farol.

De acordo com o Padre Manoel Henrique de Melo Santana, que integra a equipe responsável pelo centenário, o arcebispo de Maceió D. Antônio Muniz fará a abertura do evento. Em seguida a importância histórica do jornal e para a imprensa alagoana será tema de palestra do professor Douglas Apratto. Um coquetel encerrará, na oportunidade, as comemorações dos cem anos do periódico.

O Jornal “O Semeador” foi fundado em 2 de março de 2013 por D. Antônio Manoel Viera Lopes e teve como primeiro diretor o Monsenhor Antônio Cerqueira Valente. No início era um jornal oficial do Estado, com edições diárias vespertinas e de referência para o leitor alagoano por publicar notícias atualizadas não só de ordem religiosa, mas também de ordem política de interesse da sociedade local. Passou a ter publicação semanal na década de 80 e atualmente suas edições ocorrem quinzenalmente.

Profissionais de referência para a imprensa local, regional e nacional trabalharam ou colaboraram com publicações no Jornal. A exemplo do saudoso Tobias Granja, Claudio Humberto Rosa e Silva, Ênio Lins, Márcio Canuto, Jair Barbosa, Maurício Campos dentre outros. Entre os colaborares do periódico estão registrados Félix Lima Júnior, Padre Teófanes Augusto de Barros, Luís Lavenère, D. Fernando Iório, padres Manoel Henrique e Rubião Lins. Na década de 80 o então reitor João Azevedo foi também diretor do jornal.

A equipe do centenário conta também com professor Wagner Ribeiro, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas, do jornalista graduado pela instituição Jackson da Silva Santos, e do professor Álvaro Queiroz, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), pesquisador, escrito e colaborador do jornal.

O jornalista graduado Jackson da Silva teve “O Semeador” como tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e também para o seu futuro mestrado. O periódico será também tema de debate no próximo Congresso Acadêmico da Ufal a se realizar no mês de abril.

Resgate Histórico

A importância do Jornal “O Semeador” para a imprensa alagoana é destacada pelo padre Manoel Henrique e demais integrantes da equipe. “O primeiro jornalista alagoano foi o padre Afonso de Albuquerque de Melo, que residia na Vila das Alagoas (atualmente Marechal Deodoro), então capital, O padre foi o primeiro diretor do primeiro Jornal de Alagoas “O Íris Alagoense”, fundado em 1851”, frisa o pároco.

O professor Wagner Ribeiro informa que o “Semeador” é tema de pesquisa de uma equipe de professores da área das Ciências Humanas da Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac) e da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits). “Há o objetivo de resgatar a história da comunicação de Alagoas de uma forma geral e é inegável a importância do Jornal “O Semeador” que completa no dia 2 de março cem anos de existência, para esse resgate histórico” diz Wagner.

“Esperamos que a celebração dos cem anos do Jornal “O Semeador” torne esse veículo de comunicação de interesse da sociedade para continuidade de sua importância histórica, cultural e religiosa”, enfatizou o Padre Manoel Henrique.