Inscrições abertas para oficina de Teatro do Oprimido

Projeto utiliza técnicas teatrais para promover prática do diálogo em situações de conflito

- Atualizado em
 | nothing

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Entre os dias 1 e 2 de março, a Universidade Federal de Alagoas será palco de mais uma ação de estímulo à cultura. O projeto Vidarte, realizado por estudantes da instituição, promove oficina de Teatro do Oprimido (TO), no Espaço Cultural, localizado na Praça Sinimbú, no Centro de Maceió. Nos dois dias de oficina, as atividades começam às 9h e acontecem até o final da tarde. A iniciativa tem como objetivo a implantação de metodologia complementar à vivência acadêmica que possibilita o fortalecimento da prática do diálogo como instrumento de mediação e superação de situações de conflito.

De acordo com a organização do projeto, a oficina é gratuita e está aberta para a comunidade em geral. Os interessados nas atividades não precisam estar vinculados à universidade ou ter experiência anterior com teatro. Apesar disso, todos os participantes têm direito a certificado.

Segundo Giselle Torres Chavez, colaboradora do projeto, a ação utiliza meios estéticos para estimularem a prática do diálogo. “A atividade constará de jogos, exercícios e preparação de cenas que demonstram alguma situação de opressão. Dentro da proposta há reflexão sobre as vivências em rodas de conversa, de modo teatralizado. No último dia, haverá apresentações das cenas de Teatro-Fórum”, explicou.

Para garantir a participação na oficina, os interessados só precisam enviar nome completo, número de telefone e e-mail para o endereço eletrônico projetovidarte@gmail.com. Além disso, também é importante informar se exerce alguma atividade e em qual instituição. Para os candidatos vinculados à Ufal, também é importante destacar o curso ao qual faz parte e o número de matrícula na instituição.