Em quatro anos, Campus Arapiraca terá primeiros alunos doutores

Após seis anos de interiorização, alunos do Instituto de Física concluem a graduação e o mestrado e são aprovados em doutorado

07/02/2013 13h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Messias de Oliveira e Alexsandro de Farias  são os primeiros doutorandos oriundos do Campus Arapiraca

Messias de Oliveira e Alexsandro de Farias são os primeiros doutorandos oriundos do Campus Arapiraca

Jhonathan Pino - jornalista

Ao ser divulgada a lista dos aprovados para o Programa de Pós-graduação de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em janeiro deste ano, o Campus Arapiraca comemorou: entre os selecionados havia dois de seus ex-alunos. Com isso, em 2016, a Ufal deve conhecer os primeiros doutores, frutos do processo de interiorização da instituição, implantado há seis anos.

Alexsandro de Farias foi aluno da primeira turma de Física Licenciatura, no segundo semestre de 2006; Messias de Oliveira Sales entrou no semestre seguinte. Eles foram pioneiros no Campus Arapiraca em 2011, quando entraram no mestrado do Instituto de Física (IF). Messias encerrou essa fase seis meses antes do previsto. “Pensei em ir para a Bahia ou Rio Grande do Sul, porém, como terminei o mestrado antes dos dois anos, acabei ficando por aqui. Mas pretendo fazer bolsa-sanduíche, se o inglês deixar”, relatou.

Conforme os alunos, o conceito 5, dado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ao programa de pós-graduação do IF, também é um fator decisivo para a permanência deles na instituição. Além disso, há ligações umbilicais entre os dois cursos. “Como muitos professores de Arapiraca são ex-alunos do Campus Maceió, eles conhecem os procedimentos e nos instruem sobre como entrar na pós-graduação”, justificou Alexsandro.

Na pós-graduação, os alunos chegam a estudar dez horas por dia. O hábito foi criado ainda na graduação, dado a rigorosidade do curso. “O nível de Física é o mesmo em qualquer lugar do mundo, utilizamos os mesmos livros, onde quer que seja o curso, fazendo dele um padrão uniforme, estabelecido e sólido”, disse Francisco Fidelis, coordenador da pós-graduação do IF.

No processo de implantação do Campus Arapiraca, muitos professores das unidades de Maceió fizeram parte da elaboração dos projetos pedagógicos dos novos cursos. No caso da graduação em Física licenciatura, os docentes Kleber Serra e Fidelis estiveram em momentos decisivos. “Eu e o professor Kleber participamos do primeiro concurso em Arapiraca e muitos dos nossos alunos foram aprovados. Hoje muitos dos nossos ex-alunos, agora como docentes de Arapiraca, nos enviam seus alunos de iniciação científica para a pós-graduação no IF, como é o caso do Messias, que foi orientado por Samuel Albuquerque. Samuel, que também foi meu orientando, em seu doutorado aqui em Maceió”, comentou Fidelis.

Além de Messias e Alexsandro, outros alunos de Física de Arapiraca já ocupam espaço em pós-graduações, principalmente em Recife e Maceió. É o caso de Rafael Cavalcante, finalizando o mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e de José Leandro Lúcio, o terceiro no IF.