Conexões de Saberes abre seleção para bolsistas

Inscrições começam nesta quarta, 27, e seguem até o dia 8 de março; 25 vagas estão sendo ofertadas

- Atualizado em

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Atenção estudantes! Se você está cursando a partir do 3º período e tem interesse em atuar como bolsista do programa Conexões de Saberes, promovido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) em parceria com a Pró-reitoria Estudantil (Proest), a hora é agora. 25 vagas estão sendo ofertadas e serão distribuídas entre alunos de graduação, preferencialmente na área da licenciatura, que sejam oriundos de escolas públicas e estejam devidamente matriculados na Ufal.

As inscrições começam nesta quarta-feira, 27, seguem até o dia 8 de março e serão realizadas na sala do Conexões, localizada na Proex, em Maceió, em dois horários: das 9h às 12h e das 13h às 20h. Para se inscrever, os candidatos devem comparecer ao local com a cópia do histórico analítico da Ufal, além dos comprovantes de Matrícula, de Certificado do Ensino Médio cursado em Escola Pública, de residência (recibos de água e luz) e de renda familiar.

O processo de seleção será realizado em duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório, se dará pela avaliação das informações prestadas pelo aluno, pela documentação acima, além de ter disponibilidade para o cumprimento das atividades previstas, que totalizarão 20h semanais. A segunda, de caráter classificatório, é composta por uma entrevista, pela avaliação de uma aula ministrada pelo candidato, além da análise do histórico analítico, a ser realizada entre os dias 11 e 25 de março.

O resultado final será divulgado no dia 28 de março no portal da Ufal, no blog do programa, além de ser afixado na sala do programa e no mural da Proex. Vale reforçar que as atividades serão iniciadas com uma capacitação obrigatória para os bolsistas selecionados, entre os dias 1º e 12 de abril. Na opinião do pró-reitor de extensão, Eduardo Lyra, a capacitação é fundamental. “Todos os bolsistas que entrarem no projeto irão receber essa capacitação e, depois, irão receber uma manutenção semanal”, frisou.

Saiba mais sobre o programa

Com a intenção de aproximar cada vez mais a universidade e a sociedade, o Conexões de Saberes tem como objetivo responder ao desafio de construir espaços comuns de trocas de saberes e fazeres entre ambos. Além disso, a valorização das expectativas e experiências dos jovens de origem popular na construção de um conhecimento acadêmico que possa contribuir com as demandas fundamentais dos alunos marcados pela desigualdade social, são outros pontos de atuação.

Atualmente, o programa está atuando em duas vertentes: o projeto Pré-Enem Comunitário, um curso que prepara os estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Projeto de Permanência dos graduandos da Ufal, oriundos do projeto Pré-Vestibular Comunitário Conexões de Saberes. Os futuros bolsistas irão atuar nas funções de monitores das áreas temáticas requisitadas pelo Enem e como pesquisadores das temáticas sociais ligadas ao programa.

Para obter outras informações, tais como a distribuição das vagas e a duração do projeto, você pode consultar o edital, disponível no final da página.