Cied receberá mais de R$ 400 mil para formação de agentes do Sistema UAB

Recurso virá da Capes, que aprovou integralmente o Plano Anual de Capacitação Continuada da Cied/Ufal

21/02/2013 15h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Fernando Pimentel, coordenador-adjunto da Cied

Mauricélia Ramos – jornalista colaboradora

A Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) receberá repasse de R$ 448.821,36 da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que será investido no custeio e pagamento de bolsas para ações de formação dos envolvidos com a educação a distância na Universidade Federal de Alagoas. O recurso foi possível graças à aprovação do Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC), elaborado pela Cied e integralmente aprovado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.

De acordo com o coordenador-adjunto da Cied, Fernando Pimentel, toda a equipe está engajada para realizar ações proativas a partir dessa conquista. “Ficamos todos muito felizes com o resultado, principalmente porque nossa proposta foi deferida integralmente, realidade essa compartilhada por poucas universidades nesse resultado”, destacou.

O professor Carloney Alves, coordenador do Núcleo de Polos e Cursos da Cied, explica que no plano foram destacadas as metas para execução do projeto, de acordo com objetivos estabelecidos pela equipe. “As metas a serem atingidas, no que tange ao contingente de  pessoas formadas, relacionam-se às diferentes categorias dos programas existentes no âmbito do Sistema UAB da Ufal, perfazendo um total de 11 professores, entre autores e formadores, 114 tutores, 17 coordenadores de cursos, nove coordenadores de polo, 40 membros da Cied e equipe multidisciplinar. O total de pessoal a ser capacitado é de 191”, detalhou.

Ainda segundo Carloney Alves, a aprovação do PACC 2013 é importante para todos aqueles que trabalham com a EAD no Estado de Alagoas e para cursos da Ufal. “A importância dessa aprovação é contribuir com a EAD na nossa instituição, pois estas ações serão intensificadas, inclusive com a oferta de cursos de aperfeiçoamento ou capacitações para os integrantes do Sistema UAB em Alagoas como também para alunos de cursos de graduação e pós-graduação”, finalizou.

O professor também divulgou a proposta de capacitação para este ano, apresentada no PACC 2013 à Capes e que engloba três eixos: básico, intermediário e específico. O eixo básico será dividido em dois módulos: Módulo 1 - Educação à Distância – Uma nova modalidade Educacional (30h) e Módulo 2 – Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle (30h). O eixo intermediário será dividido em cinco módulos: Módulo 1 - Aspectos metodológicos para a EAD (30h); Módulo 2 – Elaboração do material didático para EAD (30h); Módulo 3 – Docência e tutoria na EAD (30h); Módulo 4 – Gestão Administrativa na EAD (30h) e Módulo 5 – Avaliação no contexto da EAD (30h).

O eixo específico será ministrado em seis atividades: três palestras e três oficinas, sendo duas horas para cada palestra e quatro horas para cada oficina, tendo como temas:

Palestra 1 – Práticas inovadoras com o uso das TIC em sala de aula

Palestra 2 – Comunidades de ensino e aprendizagem e tecnologias digitais na universidade: experiências e perspectivas

Palestra 3 – Interação, cooperação e sistematização da aprendizagem em AVA: uma proposta metodológica inovadora.

Oficina 1 – Como realizar Web conferências e transmitir aulas online e ambientes alternativos como recursos didáticos para as aulas na EAD

Oficina 2 – Produção de vídeos e áudios em diferentes mídias

Oficina 3 – Softwares livres para a EAD.