Sisu: Ufal se prepara para matrícula

Os gestores responsáveis pelas matrículas dos feras montam estratégias para fazer um processo tranquilo a partir do dia 18

- Atualizado em
Reunião no gabinete define o sistema da matrícula dos primeiros aprovados no Sisu

Manuella Soares - jornalista

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada Sisu/MEC terminaram às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 11, quando encerraram as possibilidades de alterar as duas opções de curso para disputar uma vaga. Paralelamente a isso, a Universidade Federal de Alagoas já se prepara para dar início ao processo de matrícula dos selecionados na primeira chamada, que está prevista para ser divulgada nesta segunda-feira, 14.

O reitor Eurico Lôbo reuniu uma equipe formada por representantes das pró-reitorias de Graduação e Estudantil, além da Copeve, Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e Procuradoria Geral Federal (PGF), para discutir as estratégias que serão adotadas a partir de sexta-feira,18, quando os candidatos farão a matrícula na instituição.

“Estamos definindo os detalhes necessários para o bom funcionamento do período de matrícula. Esperamos que o processo possa ocorrer sem nenhuma anormalidade”, destacou o reitor. Na reunião, a equipe ajustou decisões relativas aos locais de recebimento da documentação e ressaltou a importância de esclarecer aos alunos sobre a confirmação da matrícula de forma presencial.

“Nos dias 18, 21 e 22 faremos apenas uma pré-matrícula, porque os alunos deverão assinar uma ata de presença até o 5º dia útil de aula, nas suas respectivas unidades. A ausência do candidato implicará na perda da vaga”, explicou o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros.

Cotistas

A Ufal destina 25% do todal de vagas oferecidas para os cotistas. Isso significa 1.308 vagas distribuídas nos 113 cursos de graduação e subdivididas em dois grupos (50% para cada). Os candidatos que concorrem às vagas destinadas a quem é oriundo de escola pública e se encaixa nos critérios do sistema de cotas, garantido por lei (sendo um grupo com renda igual ou inferior a um salário e meio per capta; e o outro grupo dos que se autodeclaram pretos, pardos ou índios), devem ficar atentos à documentação necessária para realizar a matrícula.

Confira no edital a lista dos documentos exigidos e a reserva de vagas na Ufal.

Os alunos selecionados na primeira chamada terão que entregar os documentos comprobatórios nos campi onde irão cursar a graduação. Mas para os cotistas que forem selecionados, exclusivamente, para os cursos do Campus A.C. Simões, a documentação que comprova a renda terá coleta centralizada no ginásio de esportes. Só depois da entrega, o candidato poderá se dirigir até a respectiva coordenação de curso.

Apoio do NTI

Técnicos do Núcleo de Tecnologia da Informação trabalham desde o mês de outubro na criação de um sistema novo que vai facilitar o acompanhamento interno das inscrições dos alunos. O Saps (Sistema de Apoio ao Processo seletivo) vai auxiliar no controle das vagas ociosas e agilizar a convocação dos candidatos que permanecem na lista de espera. “Estamos fazendo os últimos testes do sistema. Antes, muita coisa era feita manualmente, mas agora o software também vai servir para os próximos processos de seleção”, explicou Reinaldo Cabral, gerente de projetos do NTI.