Sisu 2013: inscrições na Ufal aumentam 28%

Matrícula dos selecionados na 1ª ou 2ª opção começa na próxima sexta-feira, 18

- Atualizado em

Manuella Soares - jornalista

A lista de selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2013), foi divulgada na manhã desta segunda-feira, cumprindo o calendário programado pelo MEC. Na Ufal, as inscrições aumentaram 28,42% em relação ao Sisu 2012. Foram 126.390 inscritos para disputar as 5.200 vagas oferecidas em 2013 nos três campi.

Os cursos mais concorridos esse ano foram Medicina, com 6283 inscritos, Direito Matutino, com 3659, e Serviço Social Noturno, com 3621 candidatos; todos do Campus A. C. Simões. Pedagogia Noturno foi o mais concorrido do Campus Arapiraca, com 2405 candidatos e Geografia Licenciatura Noturno foi o de maior procura do Campus do Sertão, com 1455 inscrições.

O aluno que foi selecionado para o curso que escolheu como primeira opção deve ficar atento ao calendário de matrícula para garantir a vaga. Quem fizer essa decisão, significa que não vai mais concorrer na segunda chamada, marcada para ser divulgada no dia 28. Caso a nota tenha selecionado o candidato para o curso escolhido como 2ª opção, dois caminhos podem ser seguidos: a matrícula, para garantir a vaga; ou a espera pela segunda chamada e concorrer novamente nas duas opções.

Nesse momento, mesmo que o aluno se matricule no curso da 2ª opção, continua concorrendo na próxima chamada. “Por isso é importante que o aluno faça a matrícula, já que ainda poderá esperar pela segunda lista e entrar no curso da 1ª primeira opção”, explicou o pró-reitor de graduação, Amauri Barros. Isso pode acontecer se as vagas não forem preenchidas na matrícula, então o aluno tem a chance de disputar as remanescentes. Entenda como funciona no fluxograma em anexo.

As matrículas estarão abertas nos dias 18, 21 e 22, mas o edital de convocação será divulgado nesta terça-feira, 15.

Nova Chance

O aluno que não for selecionado para o curso da primeira opção em nenhuma das chamadas do MEC, ainda tem chance de concorrer. Basta se inscrever na lista de espera, no período de 28 de janeiro a 08 de fevereiro e automaticamente vai disputar uma vaga no curso escolhida para 1ª opção.

Música

Quem está interessado em concorrer às 32 vagas para o curso de graduação em Música com habilitações em Educação Musical, Canto e Instrumento, deve ficar atento a um outro calendário. É que essas vagas não estão disponíveis através do Sisu 2013.1 e serão feitas numa seleção complementar.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da Copeve e preencher o formulário específico, realizando o pagamento da Guia de Recolhimento da União, no valor de R$ 10,00. Além disso, o candidato deve ser aprovado no Teste Específico de Música, composto de uma Prova Escrita, uma Prova de Percepção Musical e uma Prova de Performance Musical. As datas das provas estão disponíveis no edital.