Reitora honorária é a nova secretária de Educação de Maceió

Ana Dayse Rezende Dorea assume em solenidade nesta quarta-feira, 2 de janeiro, às 9 horas, na Associação Comercial de Maceió, no bairro de Jaraguá

- Atualizado em
Reitora Honorária Ana Dayse na solenidade de posse no CNE, em Brasília | nothing
Reitora Honorária Ana Dayse na solenidade de posse no CNE, em Brasília

A reitora honorária da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Rezende Dorea, assume nesta quarta-feira, 2 de janeiro, a secretaria de Educação de Maceió (Semed) a convite do novo prefeito Rui Palmeira. A solenidade será às 9 horas, no prédio da Associação Comercial, em Jaraguá. “ Levarei minha experiência  para a educação básica municipal, com o objetivo de incluir novas crianças na escola”, diz Ana Dayse, que convida a comunidade acadêmica para a solenidade.

Ana Dayse Dorea continua no Conselho Nacional de Educação como conselheira da Câmara do Ensino Superior, nomeada pelo então ministro Fernando Haddad, em março de 2012.

Carreira acadêmica de importância

Na Universidade Federal de Alagoas Ana Dayse ocupou relevantes funções na área acadêmica e administrativa. Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da instituição,foi chefe do Departamento de Medicina Social do Centro de Ciências da Saúde (1980 a 1983); coordenadora do Projeto Pedagógico Global da Área da Saúde (1990); diretora “pró-tempore" do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (1990); e diretora do Centro de Ciências da Saúde (1996 a 2000).

Na vice-reitoria da Ufal até 2000, Ana Dayse foi uma das lideranças do processo de expansão da pós-graduação e da graduação da Universidade, inclusive com a implementação de cursos no turno noturno no Campus A. C. Simões, em Maceió. Ao final da gestão como vice-reitora da Ufal, a médica e professora assumiu em 2001 a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed)
Em 2003 a comunidade acadêmica da Ufal conduziu Ana Dayse Rezende Dorea ao cargo máximo da gestão universitária, elegendo-a para a reitoria. Sob sua liderança a Ufal viveu um inédito ciclo de expansão e qualificação, que resultou no aumento no número de vagas e de cursos de graduação de 2.225 vagas e 45 cursos em 2003 para 5.193 vagas e 86 cursos em 201, além da interiorização da Universidade.

Avanços que culminaram em 2007 na recondução de Ana Dayse à reitoria da Ufal, sendo a médica e professora novamente eleita para liderar a comunidade acadêmica até o final de 2011.

Chefia de Gabinete

A professora Maria José Messias deixa a chefia de Gabinete da Ufal, onde esteve nos últimos nove anos, para assumir a chefia de Gabinete da secretária Ana Dayse Dorea.