Programa Ode Ayê divulga lista de aprovados

Selecionados do Campus Maceió começam atividades no próximo dia 14

- Atualizado em
Clara Suassuna relata que alunos serão capacitados teoricamente antes de iniciar atividades

Jhonathan Pino - jornalista

O Programa Ode Ayé publicou a lista dos selecionados para participar de ações afirmativas de 2013. São 30 discentes cotistas, de diversos cursos, que participarão de 26 projetos de extensão e pesquisa durante todo o ano.

Conforme a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (NEAB), Clara Suassuna, nos três primeiros meses os aprovados serão capacitados em relação as políticas públicas, “para que se fortaleçam teoricamente nas questões étnico culturais, antes de serem destinados aos projetos”.

Como marco inicial das atividades neste ano, no próximo dia 14, os aprovados do Campus Maceió se reunirão na sede do Neab, localizado no Espaço Cultural, a partir das 9h. Com o mesmo intuito serão realizadas reuniões no Campus Arapiraca, no próximo dia 16 e na sede do Campus do Sertão, no dia 24, com os aprovados das respectivas unidades.

Para serem selecionados, os alunos passaram por uma redação, onde foram avaliadas a elaboração dos textos e a organização dos pensamentos destes alunos. “Os candidatos tinham que escrever uma redação sobre questões étnicas, a partir de título definido do Edital”, lembra Suassuna.

Nas duas edições anteriores do programa, 60 alunos desenvolveram atividades em conjunto com os professores e alguns deles foram destaques na imprensa, como o HQ “Bonita, como eu!” e “Preto, que nem carvão!”, quadrinhos produzidos pelos alunas Mariana Petróvana e Janaína Araújo, do Ode Ayê, sob a coordenação do docente do Instituo de Ciências Sociais, Amaro Braga.

“Bonita, como eu!” ganhou um prêmio no Concurso Nacional de Histórias em Quadrinhos “Irineo José Guimarães” – Edital 2012, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo do município de Ponta Grossa, no Rio Grande do Sul. “Preto, que nem carvão!”, foi premiado no Concurso Alagoas de Quadrinhos, promovido pela Imprensa Oficial do Estado de Alagoas.