Professores de Medicina Veterinária realizam transferência de embriões

Bezerra nasce pelo método de inovulação a partir de embrião congelado. Estudantes acompanharam o procedimento

- Atualizado em

Manuella Soares - jornalista

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas, em Viçosa, está comemorando o resultado de um experimento inovador. O nascimento de uma bezerra da raça Jersey é motivo de orgulho para os pesquisadores da área de reprodução animal, que conseguiram transferir um embrião descongelado no útero de uma vaca receptora. O processo de inovulação, como é chamada a introdução de um embrião no útero de uma barriga de aluguel, foi sugerido pelo professor Diogo Câmara, do curso de Veterinária em parceria com Clemens Rocha Fortes, do Centro de Ciência Agrárias (Ceca)  da Ufal.

O engenheiro agrônomo trouxe, de Minas Gerais, cinco embriões congelados de um criatório de renome nacional e,e, adquiriu os hormônios necessários para o controle reprodutivo de algumas vacas de propriedade da Ufal, na fazenda São Luiz. O procedimento inédito no local foi acompanhado e executado pelo veterinário Davi Soutinho de Paixa, que carrega uma grande experiência na área, atuando na fazenda de ex-alunos e parceiros da Ufal, os irmãos Barros Correia.

Acreditando no êxito da reprodução, o grupo superou as condições adversas à época de inovulação, devido ao período seco, com pouca disponibilidade de pasto e impossibilidade de suplementação alimentar das receptoras. O desafio foi aceito e, no dia 23 de março do ano passado as cinco vacas foram inseminadas. Duas delas apresentaram “prenhez positiva”. Mas uma das vacas só conseguiu levar a gestação por aproximadamente 40 dias.

Os alunos do curso de Medicina Veterinária tiveram a oportunidade de acompanhar todas as etapas do processo, desde a avaliação da receptora no dia da implantação, descongelação e análise da qualidade embrionária e, a inovulação dos embriões no útero das receptoras. O único animal que daria a chance de um procedimento de sucesso, confirmou as expectativas dos pesquisadores e pariu, no dia 29 de dezembro, a primeira bezerra fruto de transferência embrionária da Ufal.

O professor Diogo Câmara ressaltou a satisfação com a realização do trabalho. “Apesar de não termos conseguido obter um índice de nascimento adequado, considero uma experiência exitosa. Davi Soutinho foi nosso aluno há alguns anos e hoje tenho a felicidade de convidá-lo como parceiro para aprender com ele procedimentos que apenas a sua competência e rotina de trabalho podem conceder. Por outro lado, a disponibilidade do doutor Clemens Fortes foi ímpar, por isso temos hoje uma bezerra saudável, fruto de uma biotecnologia disponibilizada comercialmente no país, mas que dificilmente conseguiríamos realizá-la em nível de graduação, se não fossem essas parcerias”, comentou.

Depois da experiência diferente que movimentou a fazenda São Luiz, o professor Câmara incentiva os alunos interessados na área. “Torço para que os atuais alunos de Medicina Veterinária, que acompanharam os procedimentos, tenham percebido que a dedicação, o esforço e a competência podem conduzi-los a uma posição de destaque na profissão, em tempo relativamente curto”, destacou com entusiasmo.