Museu Théo Brandão lança segundo número do boletim informativo Trupé

Trupé é um termo que designa o sapateado ou pisada com a qual os dançadores marcam o ritmo durante a dança do Coco

- Atualizado em

Jacqueline Batista - jornalista

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) acaba de lançar o segundo número do boletim Trupé. A publicação tem o objetivo de divulgar as ações, pesquisas e projetos desenvolvidos na instituição.

Trupé é um termo que designa o sapateado ou pisada com a qual os dançadores marcam o ritmo durante a dança do Coco. As quatro primeiras edições do boletim serão dedicadas ao programa “Folguedos Populares em Alagoas: recuperação, disponibilização e pesquisa nos acervos sonoro, fotográfico e documental do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore”.

Nesta segunda edição, Trupé aproveitou a presença da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, para uma conversa sobre a cultura popular, os estudos do folclore e a obra de Théo Brandão. Em seguida, o boletim apresenta uma matéria sobre a “Semana das Culturas Populares”, evento que aconteceu entre os dias 21 e 23 de agosto no MTB, em comemoração ao Dia Internacional do Folclore.

A última matéria do segundo boletim mostra uma viagem a Coqueiro Seco, onde foi realizada uma pesquisa de campo, com professores e alunos envolvidos no Programa. Esse encontro entre os pesquisadores e os brincantes do local renderam tantos frutos, que Trupé vai apresentar, nesta edição, um ensaio fotográfico sobre as apresentações dos folguedos, tendo como cenário as belezas naturais de Coqueiro Seco.

Acesse o boletim aqui