Matrícula dos selecionados na 2ª chamada do Sisu está encerrada

Ufal tem cerca de 3,5 mil vagas para preencher em matrículas que acontecem nos três campi

- Atualizado em
Mirella Monteiro, veio de Recife garantir a vaga em Comunicação | nothing
Mirella Monteiro, veio de Recife garantir a vaga em Comunicação

Manuella Soares - jornalista

O Campus A.C Simões da Ufal recebeu, na manhã da sexta-feira (1º), os futuros alunos da graduação que foram selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2013. A Pró-reitoria de Graduação convocou mais 3.456 classificados para as vagas remanescentes, que devem obedecer aos horários e locais de matrícula, de acordo com cada curso.

As coordenações estão recebendo a documentação até esta terça, 5 de fevereiro, mas, assim como ocorreu na primeira chamada, a matrícula dos candidatos selecionados será realizada em duas etapas:

Primeira etapa – Pré-matrícula institucional: destina-se à apresentação do próprio candidato para entrega da documentação exigida dentro da modalidade que está concorrendo.

Segunda etapa – Confirmação da matrícula: destina-se à apresentação pessoal do candidato e assinatura da Ata de Presença (de confirmação de matrícula) na Coordenação do curso ou em sala de aula em até cinco dias úteis contados do primeiro dia do semestre letivo em que o aluno está pré-matriculado, para formalizar a confirmação da sua matrícula.

Se o candidato não comparecer à pré-matrícula no dia e horário definidos será considerado desistente. Mas somente na primeira etapa do processo será aceita a entrega dos documentos por procurador. Confira o edital completo onde constam os locais de matrícula e a documentação necessária.

A estudante de 19 anos, Mirella Monteiro, veio de Recife garantir a vaga. Ela passou para o curso de Comunicação Social e conta que tendo escolhido a Ufal como segunda opção, está preparada para mudar de cidade e iniciar a graduação. “Já controlei minha ansiedade, agora estou pronta para mudar de vida e cursar Jornalismo aqui em Maceió”, revelou, ainda assimilando a novidade.

Cotistas

A fila para matrícula dos cotistas selecionados na segunda chamada do Sisu para a Ufal ainda é pequena, mas os alunos têm até a próxima terça-feira para apresentar a documentação comprobatória nos locais indicados no edital. Luciene Gomes separou todos os documentos e trouxe logo no primeiro dia de matrícula. Ela disse que não desanimou por não se classificar na primeira chamada e, se mostrou confiante em conquistar uma vaga dessa vez. “Eu acho que na primeira chamada a concorrência é muito nacional e agora só fica mesmo quem quer cursar a graduação da Ufal. Sempre acreditei que eu conseguiria!”, contou, demonstrando a felicidade em ingressar na Pedagogia.

Eles seguirão o mesmo protocolo de análise por uma banca examinadora. Para realizar esse trabalho, a Comissão Permanente do Vestibular montou uma equipe composta por assistentes sociais, que levará em consideração os critérios estabelecidos no primeiro edital disponibilizado no site da Copeve. Somente será confirmada a pré-matrícula dos alunos que obtiverem o deferimento após análise dos documentos apresentados.