Inscrições abertas para o mestrado em Serviço Social

Curso oferece um total de 15 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de fevereiro

- Atualizado em

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Estão abertas até o dia 6 de fevereiro as inscrições para o curso de Mestrado em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas. 15 vagas estão sendo oferecidas e vinculadas à área de concentração do programa, intitulada “Serviço Social, Trabalho e Direitos Sociais”, pelas seguintes linhas de pesquisa: Questão Social, Direitos Sociais e Serviço Social e Trabalho, Política e Sociedade.

Conforme proposto pelo edital, podem se inscrever os candidatos graduados que estejam portando diploma de nível superior emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), além de instituições de ensino estrangeiras reconhecidas. O processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Serviço Social.

Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha de inscrição, contida no edital disponível em anexo no final da página. A partir daí, os candidatos podem enviá-la pelo e-mail ppgss.ufal@gmail.com ou entregá-la impressa e devidamente preenchida na Secretaria do Programa de Pós-Graduação localizada na Faculdade de Serviço Social (FSSo), localizada no bloco 16 do Campus A. C. Simões, em Maceió, nos seguintes dias e horários: de 28 de janeiro e 6 de fevereiro, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Documentos necessários

Os interessados em concorrer a uma das 15 vagas oferecidas pelo curso de Mestrado em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas devem, além do preenchimento da ficha de inscrição, ter em mãos os seguintes documentos:

• 1 foto 3x4;
  • Cópias autenticadas de: CPF, carteira de identidade, comprovante das obrigações militares para homens, Título de Eleitor e o comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral para brasileiros, diploma ou certificado de conclusão do curso, emitido pela instituição em que o título tenha sido obtido, do Histórico Escolar de Graduação. Para estrangeiros, acrescenta-se o registro nacional ou passaporte.
  • Curriculum Vitae preenchido nos moldes do Lattes/CNPq (disponível em:http://lattes.cnpq.br/) impresso, assinado e encadernado. Além disso, deve estar devidamente documentado com cópia autenticada de cada um dos títulos e atividades organizados e encadernados na sequência do Lattes. Outros modelos de curriculum não serão aceitos pela coordenação. Vale reforçar que outros tipos de currículo só serão aceitos para os candidatos estrangeiros.
  • Projeto de dissertação em três vias, vinculado às linhas de pesquisa e área de concentração do programa. Veja mais detalhes na página 8 do edital.

Vale reforçar aos candidatos que a ausência de qualquer um dos documentos no ato da entrega acarretará na impugnação da inscrição. Além disso, os documentos apresentados sob forma de cópia deverão ser autenticados em cartório. E atenção: serão aceitas as cópias de documentos validados por servidor público federal da ativa, desde que haja carimbo de “confere com o original”, acompanhado do carimbo funcional do servidor com número de SIAPE.

Informações adicionais

Recomendado pela Capes desde 2003, o Mestrado em Serviço Social da Ufal é resultado de um processo de pesquisa e qualificação de profissionais e professores comprometidos com a análise da realidade social do país e promove, por meio de estudos e discussões, um debate sobre Trabalho, Políticas e Direitos Sociais.

O processo seletivo do curso será composto por quatro etapas: uma prova de conhecimentos específicos (com caráter eliminátório), a avaliação e defesa oral do projeto de pesquisa e, por último, pela análise do curriculum – as três, em caráter classificatório. Os detalhes sobre as etapas podem ser vistos no edital.

O resultado final está previsto para sair no dia 12 de março e será divulgado pela Propep, pela secretaria do curso e pela página do programa na internet. O início das aulas está previsto para Abril. Para obter outras informações, os interessados podem ligar para o telefone (82) 3214-1239.