Inscrições abertas para o mestrado em Economia

Curso oferece 10 vagas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de fevereiro

- Atualizado em

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

Estão abertas até o dia 8 de fevereiro as inscrições para o Mestrado em Economia da Universidade Federal de Alagoas. 10 vagas estão sendo ofertadas e o processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e da coordenação do Programa de Pós-Graduação strictu sensu do curso.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, na secretaria da coordenação do curso, localizada na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC), situada no bloco 16 do Campus A. C. Simões, em Maceió. Conforme proposto pelo edital, podem se inscrever os candidatos graduados e portadores de diploma de nível superior emitido por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Documentos necessários

Para concorrer a uma das 10 vagas oferecidas pelo curso de Mestrado em Economia da Ufal, os candidatos devem comparecer à secretaria da coordenação munidos dos seguintes documentos:

• 1 foto 3x4;
  • Cópias autenticadas de: CPF, carteira de identidade, comprovante das obrigações militares para homens, Título de Eleitor e o comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral para brasileiros, diploma ou certificado de conclusão do curso, emitido pela instituição em que o título tenha sido obtido, do Histórico Escolar de Graduação. Para estrangeiros, acrescenta-se o registro nacional ou passaporte.
  • Curriculum Vitae preenchido nos moldes do Lattes/CNPq (disponível em:http://lattes.cnpq.br/) impresso, assinado e encadernado. Além disso, deve estar devidamente documentado com cópia autenticada de cada um dos títulos e atividades organizados e encadernados na sequência do Lattes. Outros modelos de curriculum não serão aceitos pela coordenação.
  • Certificado ou declaração para isenção do exame de Proficiência em Língua Inglesa (ver detalhes na página 2 do edital)

Além de todos esses documentos, os candidatos devem levar uma declaração de dedicação exclusiva com um prazo de 24 meses. Já aqueles que possuem algum vínculo empregatício devem trazer uma declaração de dispensa das atividades laborativas equivalente ao mesmo prazo.

Processo seletivo e outras informações

O processo seletivo do curso será composto por três etapas. A primeira é a prova escrita de conhecimentos específicos em Macroeconomia, Microeconomia e Economia Brasileira. Já a segunda consiste na defesa de memorial acadêmico com projeto de pesquisa (os detalhes podem ser vistos na página 8 do edital). Ambas possuem caráter eliminatório. Por último e de caráter classificatório será realizado o exame de proficiência em inglês.

Os candidatos que possuem alguma deficiência ou necessidade especial podem solicitar condição especial para realização da prova, por meio de um requerimento disponível no site do programa, e entregar na secretaria da coordenação do curso até o dia 10 de fevereiro. O resultado final será divulgado no dia 22 de março e o exame de seleção só terá validade para o curso com início no primeiro semestre de 2013. O início das aulas está previsto para o mês de março.

Para obter mais informações, entre em contato com a coordenação, por meio do telefone (82) 3214-1228, além de conferir o edital disponível em anexo no final da página.