Inscrições abertas para mestrado e doutorado em Física

15 vagas estão sendo ofertadas para ambos os cursos e as inscrições seguem até o dia 15 de fevereiro

- Atualizado em

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Estão abertas as inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado em Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Até o dia 15 de fevereiro, os candidatos devem realizar os procedimentos necessários para concorrer a uma das 15 vagas oferecidas para o curso de mestrado ou às outras 15 oferecidas para o curso de doutorado. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, na sala da coordenação do curso, localizada no Instituto de Física (IF), situado no Campus A. C. Simões, em Maceió, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Conforme proposto pelo edital, para o nível de mestrado, poderão se inscrever os candidatos graduados em Física (ou áreas afins) portadores de diploma de nível superior emitido por instituições oficiais e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A recomendação do edital para o nível de doutorado é que os candidatos possuam o mestrado em Física (ou áreas afins) com diploma ou declaração que comprove esse título emitido por instituições reconhecidas pelo MEC.

Os documentos necessários para se inscrever são:

• 1 foto (3x4)
  • Formulário de Inscrição, disponível no anexo 1 o edital
  • Cópias autenticadas de: CPF, carteira de identidade, comprovante das obrigações militares para homens, Título de Eleitor e o comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral para brasileiros, diploma ou certificado de conclusão do curso, emitido pela instituição em que o título tenha sido obtido, do Histórico Escolar de Graduação. Para estrangeiros, acrescenta-se o registro nacional ou passaporte.
  • Curriculum Vitae preenchido nos moldes do Lattes/CNPq (disponível em: http://lattes.cnpq.br/) impresso, assinado e encadernado. Além disso, deve estar devidamente documentado com cópia autenticada de cada um dos títulos e atividades organizados e encadernados na sequência do Lattes. Outros modelos de curriculum não serão aceitos pela coordenação.
  • Cópia do Histórico Escolar da Graduação e/ou do curso de Mestrado

Os resultados finais dos processos seletivos serão divulgados exclusivamente pela coordenação do curso em seu endereço eletrônico. A matrícula dos candidatos selecionados será realizada, assim como a entrega dos documentos para inscrição, na Coordenação do Curso, pelo candidato ou por seu representante legal.

Vale reforçar que a matrícula institucional do candidato a Mestrado ou Doutorado só será realizada se o mesmo comprovar que cumpriu com todos os requisitos para a obtenção do Diploma (de Mestrado ou Doutorado). Caso o candidato não tenha concluído a graduação ou o mestrado, o processo será invalidado.

Para obter mais informações sobre os cursos, seguem as opções: clicar no edital disponível em anexo no final da página, entrar em contato com a coordenação do curso, por meio do telefone (82) 3214-1423, ou ainda, enviar um e-mail para pgsecretaria@ufal.br.