Inovação tecnológica aliada à economia é tema de palestra para estudantes

O ciclo de debates acontece dentro do programa da disciplina de Economia Alagoana

- Atualizado em
Professores recebem o secretário e professor da Ufal, Eduardo Setton

Manuella Soares - jornalista

Os aspectos positivos da economia do estado de Alagoas estão pautando um ciclo de debates realizado semanalmente pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Universidade Federal de Alagoas, com organização dos cursos de graduação e mestrado em Economia. O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, professor Eduardo Setton, foi o palestrante convidado desta sexta-feira, 11, para falar sobre as inovações na área.

Setton aproveitou o contato com os estudantes para enfatizar a responsabilidade da geração no futuro de Alagoas e anunciou as ações encaminhadas pela secretaria de C&T para o desenvolvimento da economia descentralizada no Estado. A construção de um Parque Tecnológico é o destaque que pode viabilizar o crescimento de empresas que investem em tecnologia e fortalecer as pesquisas na área agroalimentar nas cidades de Batalha, no sertão, e Arapiraca, no Agreste.

“A interiorização das universidades foi decisiva para enxergarmos o potencial de aplicar a ciência e a tecnologia em todas regiões do Estado. O professor que está no interior pode se envolver e vivenciar muito mais as necessidades da cidade, então nós conseguimos estimulá-lo a desenvolver pesquisas voltadas aos problemas locais”, ressaltou Setton.

Os projetos que podem engajar os pesquisadores da Ufal na contribuição para a ascensão da economia estão em fase de construção e vão atender a Bacia Leiteira da cidade de Batalha; a produção de mandioca e hortifruticultura em Arapiraca, além de um polo de Química Plástica e Materiais e um polo de Tecnologia da Informação no litoral.

Atentos e motivados com a palestra do professor Eduardo Setton, os alunos participaram de mais uma aula de experiência prática que vai somar aos conhecimentos acadêmicos. “Trazer gente de fora permite aos alunos vivenciarem o que aprenderam na teoria interagindo com que está no mercado de trabalho”, destacou o professor Luiz Antônio Cabral, diretor da Feac.

Ciclo de palestras

A ideia de convidar palestrantes para o ambiente acadêmico faz parte do plano de ensino da disciplina de Economia Alagoana, coordenada pelo professor Luiz Antônio Cabral. Desde novembro do ano passado, quando teve início a disciplina, as sextas-feiras são reservadas para os debates da prática da profissão.

Temas como “Evolução do Produto Interno Bruto”, “Produção Agrícola”, “Comércio e Serviços” e “Desempenho da Indústria”, foram ministrados por profissionais renomados que contribuíram com as discussões a cerca do potencial econômico de  Alagoas.

De acordo com o professor Francisco Rosário, coordenador do Mestrado em Economia Aplicada, o objetivo é abrir os debates para todos os interessados. “Pretendemos trazer técnicos do governo, empresários, professores e pesquisadores para promover a interação com os estudantes e a sociedade”, adiantou.