Curso de Arquitetura em Arapiraca forma a primeira turma

Primeiro Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no campus foi comemorado como um marco

- Atualizado em
Cláudio Santos comemora a primeira vitória | nothing
Cláudio Santos comemora a primeira vitória

Lenilda Luna - jornalista

Coube a Claudio Santos a emoção de apresentar o primeiro Trabalho de Conclusão de Curso na graduação em Arquitetura do campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas. O TCC é o requisito final para a certificação e formatura, por isso, é quase como um rito de passagem para os alunos. Enfrentar a banca examinadora já é um momento de grande ansiedade para qualquer aluno, imagine quando se é o primeiro da turma a fazer isso, o primeiro do curso, um marco histórico para o campus Arapiraca. Mas o estudante enfrentou muito bem esse momento, comemorado pela direção do campus e pela coordenação do curso.

O estudante passou no vestibular em 2006 e começou a graduação em 2007, na primeira turma oferecida pelo campus Arapiraca. "Quando comecei a faculdade, trabalhava a noite e estudava durante o dia. Na metade do curso chegou um momento que não dava mais para conciliar o trabalho com o estudo, então, optei em deixar o trabalho e me dedicar somente ao curso", conta Claudio.

Em 2008, ele foi convidado pela professora Juliana Michaello, que foi orientadora dele em todos os trabalhos acadêmicos e no TCC, a participar de um grupo de pesquisa chamado "Nordestanças" (GPN). "Este grupo me ajudou a ter um embasamento acadêmico para a pesquisa do meu TCC e de outros trabalhos de pesquisas", destaca o estudante.

Interiorização e oportunidades

Para Claudio, a interiorização da Ufal foi fundamental para garantir o acesso ao ensino superior. Sem isso, ele não teria condições de cursar a universidade. "Sempre pensei em fazer Arquitetura, porque me identifico com a área de construções, mas como antes só tinha este curso em Maceió, ficava quase que inviável pra mim, tanto pela distância quanto pelos custos de ir morar em outra cidade", afirma o formando.

Depois de cumprir a carga horária do curso e participar ativamente da produção científica, Claudio se dedicou por um ano e meio ao tema da pesquisa para o TCC. Ele fez uma análise das transformações urbanas ocorridas no centro da cidade de Arapiraca a partir da década de 1990, em especial, nos espaços públicos, como praças e parques, onde aconteceram as maiores intervenções do poder público. "Estes espaços não tinham muita relevância antes do processo de reestruturação, mas atualmente são lugares de referência para a cidade e a gestão pública faz questão de divulgar, destacando a imagem de cidade do futuro", afirma o pesquisador.

Mudanças na paisagem urbana

Em seu trabalho de pesquisa, o estudante avaliou as profundas mudanças verificadas na paisagem urbana de Arapiraca. "Uma dinâmica que alterou a identidade da cidade, conhecida como capital do fumo, por conta da economia local baseada na produção da matéria prima agrícola para a indústria fumageira. Mas nas últimas décadas, a economia diversificou, com investimentos no comércio e em serviços", registra o Claudio.

O pesquisador vê vantagens e desvantagens nessas transformações. "Foram criados novos empregos, principalmente no setor de prestação de serviços, e surgiram mais espaços destinados ao esporte e ao lazer, integrando uma boa parte da população. As desvantagens são a falta de infraestrutura adequada que atenda as necessidades da população, como transporte coletivo suficiente e organização do trânsito na área central da cidade".

Segundo Claudio, a cidade cresceu com investimentos do poder público e instalação de empresas privadas nos ramos de comércio, serviços e da construção civil. "Surgiram grandes empreendimentos imobiliários e alguns conjuntos habitacionais, abrindo muitas vagas de emprego para a população nesse setor", relata o arquiteto.

Planos

Depois de apresentar o TCC, Claudio aguarda a formatura, que deve acontecer em fevereiro ou março, e depois vai se preparar para um mestrado na área do urbanismo ou tecnologia da construção civil. "Já estou trabalhando nesta área como instrutor da construção civil no SENAI Arapiraca. Esta é uma área com a qual me identifico bastante. Também já venho fazendo alguns projetos aqui na cidade e prestando assessoria para quem precisa reformar ou construir", ressalta o estudante.