Cied realiza seminário sobre tutoria e docência na Educação a Distância

Evento celebra os 15 anos da EAD na Ufal

01/02/2013 13h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

A Educação a Distância (EAD) já trilha um caminho de sucesso na Universidade Federal de Alagoas. Este ano, completa 15 anos de implantação na Ufal, por isso, a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) realiza, no dia 21 de fevereiro, às 10h, o Seminário Tutoria e Docência na Educação a Distância, no auditório da Reitoria, situado no Campus A. C. Simões, em Maceió. As inscrições para o evento estão abertas até o dia 18 deste mês.

O seminário terá como convidado o professor Marco Silva, conhecido internacionalmente por seus estudos sobre a docência on-line. Marco Silva é sociólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas (IESAE/FGV) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Com vasta experiência no assunto, o docente irá ministrar a palestra Formação de professores para docência on-line e lançará o livro de mesmo nome.

O seminário também inclui o lançamento da bibliografia Educação em Direitos humanos e Diversidade: Diálogos Interdisciplinares, organizado pelos professores Mara Rejane Ribeiro e Getúlio Ribeiro, da própria Ufal.

O evento é voltado para coordenadores de cursos, professores, tutores e coordenadores de polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), bem como para integrantes dos cursos EAD. O seminário também está aberto para professores e alunos dos cursos presenciais da Ufal, interessados pela temática abordada no seminário que celebrará os 15 anos da EAD na instituição.

Como participar

As inscrições para o Seminário Tutoria e Docência na Educação a Distância já estão abertas e os interessados têm até o dia 18 de fevereiro para preencher o cadastro on-line. Os professores e os tutores dos polos do interior de Alagoas devem antecipar o processo, já que podem solicitar diária até a próxima terça-feira, 5, por meio do endereço eletrônico contabilidadecied@gmail.com.

Confira a programação completa do evento:

10h - abertura: professor Luis Paulo Leopoldo Mercado (UFAL/CEDU/CIED)

10h30 - Palestra: A tutoria na Ufal - Rosana Sarita Araújo (UFAL/CEDU/CIED)
11h30 - Lançamento livro “Educação em Direitos humanos e Diversidade: Diálogos Interdisciplinares”
12h – Almoço

14h- Palestra: Formação de Professores para a docência online - Marco Silva (UNESA)

15h - Lançamento livro de Marco Silva e encerramento