Campus Arapiraca ganha aprovação de Plano Diretor

O documento normativo prevê obras de melhorias das unidades para atender às necessidades acadêmicas

- Atualizado em

Manuella Soares - jornalista

A passagem do ano 2012 para 2013 foi marcada por boas notícias para o Campus Arapiraca, que teve o Plano Diretor aprovado. As ações e diretrizes definidas pelo Conselho do Campus estão sendo apoiadas pela gestão da Reitoria, que vai viabilizar a execução das propostas.

Para chegar ao documento final, representantes das quatro unidades do Campus (Arapiraca, Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios) participaram das discussões durante os meses de novembro e dezembro últimos. A comunidade acadêmica teve a oportunidade de opinar, sugerir e pedir modificações nas propostas apresentadas. A elaboração do Plano foi baseada nas visitas técnicas e consultas às demandas dos docentes, estudantes e técnicos administrativos.

A partir deste mês de janeiro, a equipe do Plano Diretor, coordenada pelos professores Thaisa Sampaio Sarmento e Rafael Rust Neves, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Arapiraca, vai estreitar a parceria com Proginst e Sinfra para dar andamento aos projetos, com foco em atender as demandas de infraestrutura de prazo emergencial.

“Os desafios para 2013 e 2014 são conseguir o andamento dos projetos previstos no Plano Diretor a partir dos recursos para a execução dessas obras, que são fundamentais para a consolidação da qualidade do ensino no interior. A equipe de elaboração do plano está engajada nessas questões, trabalhando nas propostas internamente, e também junto a Proginst [Pró-reitoria de Gestão Institucional] e a Sinfra [Superintendência de Infraestrutura]”, comentou a professora Thaisa Sampaio.

O Plano

O novo Plano Diretor do Campus Arapiraca, enquanto ferramenta de planejamento urbano, apresentou diretrizes de desenvolvimento físico territorial, com propostas para melhorias nas condições de infraestrutura - novas edificações, pavimentação, sistema de coleta de esgoto, saneamento, regularização dos serviços de abastecimento de energia elétrica, água, telefonia e internet.

O Plano prevê ainda, diretrizes para utilização dos recursos naturais de maneira sustentável, uma inovação para a infraestrutura da Ufal, com captação de energia solar, reutilização da água da chuva, tratamento de resíduos em estações autônomas de tratamento de esgoto, coleta seletiva de lixo, e outras ações.

“Temos um instrumento normativo para o desenvolvimento dos campi do interior, com prazos estipulados para que as diretrizes sejam efetuadas, levando em consideração os projetos de novos espaços e edificações necessárias ao pleno funcionamento do Campus Arapiraca, inclusive com estimativas de investimentos para essas obras. Agora temos em mãos um documento que conduz nosso crescimento, aprovado por toda a comunidade acadêmica”, comemorou Thaisa.

Novo olhar acadêmico

Questões acadêmicas e institucionais também foram abordadas no Plano Diretor. A elaboração de um censo nas unidades do Campus resultou no perfil social e etário dos discentes, além do corpo técnico e docente. “Conseguimos apontar a origem dos alunos no estado de Alagoas, para que possamos nos reunir com as prefeituras dos municípios próximos às unidades do interior a fim de melhorar o transporte e o acesso dos alunos”, explicou a professora Thaisa Sampaio.

O censo constatou que em Arapiraca, por exemplo, 50% dos alunos são de outros municípios (litoral, agreste e sertão). Em Viçosa, o número corresponde a mais de 70% dos alunos. Esse dado confirma que a interiorização da Ufal está, de fato, trazendo a educação superior para o interior de Alagoas.