Ufal firma convênio com Universidade Católica do Chile

Além de cooperação técnica e científica, parceria poderá trazer mais um doutorado para a instituição alagoana

13/12/2012 09h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Reitor Eurico Lôbo recebe representantes da UCM

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Parceria entre a Universidade Federal de Alagoas e Universidade Católica Del Maule - UCM, no Chile, trará bons frutos para o Instituto de Computação. O convênio assinado na última terça-feira (11) representa muitos benefícios para a Ufal, por meio de atividades de cooperação técnica e científica em disciplinas de interesse comuns entre as duas instituições, principalmente no que se refere aos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Informática. Além de um doutorado internacional em Ciências Computacionais.

O convênio foi firmado durante reunião no gabinete do reitor Eurico Lôbo, com a presença dos professores Marco Mora, diretor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação da UCM e coordenador do convênio no Chile; Juan Francisco Figueroa, decano da Faculdade de Ciências da Engenharia e representante do reitor da UCM, Diego Durán Jara; o professor Alejandro Frery, coordenador das atividades do convênio na Ufal; e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, Simoni Meneghetti.

Segundo o professor Frery, o acordo entre as universidades estabelece um relacionamento formal entre as instituições e deve proporcionar intercâmbio de informações, experiências, docentes e até alunos. “Já temos um projeto internacional submetido à Microsoft e nossas próximas ações serão a participação em cursos de pós-graduação a distância, participação de docentes em bancas e desenvolvimento de pesquisas que já estão em andamento”, complementou. Alejandro Frery fala ainda que há planos para que em 2013 sejam organizadas de visitas de autoridades e docentes da Ufal para a UCM e vice-versa.

Para o professor Marco Mora, esse convênio trará a possibilidade de implementar um sistema mais específico de cotutela entre os dois programas de pós-graduação, numa iniciativa que pode até mesmo trazer o doutorado em Ciências Computacionais. “Queremos no futuro criar um doutorado internacional em Ciências Computacionais, com parcerias entre os professores da Ufal e da Universidade Católica Del Maule”, explicou. Sobre a possibilidade do convênio se estender a outros cursos, ele diz ser de grande interesse para ambas as instituições.

O professor Juan Figueroa afirmou que o acordo ampliará o rol das pesquisas entre as duas universidades. “O dia de hoje (terça-feira, 11) é muito importante, pois vai garantir às duas instituições mais pesquisas e um retorno maior aos problemas comuns que tenham como motivação a sociedade, o mundo empresarial e a universidade. É um início do qual temos bastante esperança de começar com um mestrado e chegar a um doutorado em cotutela”.

Convênio

O convênio assinado tem previsão de duração de cinco anos e nele estão previstas as atividades de cooperação mútua, participação em projetos de pesquisa, seminários, bancas, cursos e intercâmbios de informações e publicações acadêmicas de professores, estudantes e pessoal técnico-administrativo das duas instituições.

As atividades serão desenvolvidas a partir de projetos elaborados em comum acordo entre os órgãos técnicos das duas universidades, e executados nas unidades de pesquisa de cada uma delas. A unidade fica responsável pela elaboração dos projetos e programas de acordo com objetivos previamente estabelecidos.

A duração das pesquisas desenvolvidas por meio do convênio firmado entre a Ufal e a UCM dependerá dos recursos disponíveis em cada instituição e dos apoios financeiros recebidos de outros órgãos. Já o intercâmbio de bolsistas se dará dentro do contexto dos programas de intercambio cultural entre o Chile e o Brasil.