Ufal está em período de autoavaliação

Docentes, alunos e técnicos podem respeonder formulário até 20 de janeiro; qualidade de ensino, pesquisa e infraestrutura são alguns tópicos questionados

11/12/2012 16h52 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Maria Atonieta relata que questionários são uma oportunidade para formalizar reclamações dos alunos sem que sejam identificados

Jhonathan Pino - jornalista

Está aberto o período de autoavaliação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Até o dia 20 de janeiro a Comissão Própria de Avaliação (CPA) está coletando dados para consolidar o relatório sobre a qualidade dos serviços da instituição. O documento será enviado para a plataforma E-mec. “É um momento que o aluno, o professor e o técnico têm de contribuir para a melhoria da instituição. Apontadas as fragilidades, será possível inseri-las na discussão para o planejamento da universidade nos anos posteriores”, explicou Maria Antonieta de Oliveira, coordenadora da Comissão.

Os alunos podem responder aos questionários acessando o Sistema Acadêmico. No caso dos professores e técnicos, estes devem acessar o endereço eletrônico e utilizar o Siape como senha. São em torno de 25 perguntas abordando temas, como projeto pedagógico, qualidade dos professores, estrutura, bolsas e pesquisa.

Fechado o prazo para a coleta de informações, o CPA tem, até o dia 31 de março para enviar para o Ministério da Educação (MEC). A comissão é composta por representantes das três categorias, além da sociedade civil. O trabalho de avaliação é complementado pelas comissões de autoavaliação das próprias unidades, cujos integrantes são selecionados dentro de cada unidade acadêmica.