Ufal atende às reivindicações de acadêmicos de Odontologia

Medidas buscam resolver problemas estruturais e de falta de material

20/12/2012 12h19 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Reivindicações de acadêmicos de Odontologia são atendidas pela gestão da universidade

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Após reunião com estudantes e professores do curso de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas, a Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) tomou medidas para sanar problemas apresentados pelos acadêmicos em reivindicações realizadas, no mês de dezembro, na sede da Reitoria, situada no Campus A. C. Simões, em Maceió. As queixas são provenientes da falta de professores, da falta de produtos odontológicos para a clínica integrada e da necessidade de reformas estruturais no prédio da Faculdade de Odontologia (Foufal). As providências da gestão da universidade pretendem resolver o problema ainda no início do próximo ano.

No último encontro entre os gestores da instituição e os representantes do curso de Odontologia, liderados pelo Centro Acadêmico, realizado na última terça-feira (18), foram definidas providências imediatas para garantir o bom funcionamento dos serviços da clínica integrada, que atende gratuitamente cerca de três mil pessoas por mês, e a formação qualificada de cirurgiões-dentistas. Segundo o pró-reitor de gestão institucional, Valmir Pedrosa, pregão para a solicitação dos materiais exigidos pelo grupo será aberto em janeiro de 2013 e o investimento atenderá à demanda prevista para todo o ano. “Na primeira quinzena de janeiro, haverá pregão para a compra de material odontológico, no valor R$ 480 mil – valor considerado suficiente para que os trabalhos na clínica funcionem normalmente durante o ano de 2013. A previsão é de que os produtos sejam entregues em fevereiro. Ainda assim, de maneira emergencial, nós já compramos materiais até que o pregão dê resultados”, reforçou.

O pró-reitor também garantiu que, para evitar a falta de materiais em outros momentos, pregões para o curso de Odontologia serão realizados anualmente. A meta é fornecer, sempre no mês de janeiro, os produtos necessários para o desempenho das atividades no curso, de modo que não faltem anestésicos, resina, amálgama e demais ferramentas de atendimento à comunidade e imprescindíveis para a formação de cirurgiões-dentistas aptos à prática profissional.

A universidade também busca soluções para os problemas estruturais do bloco da Foufal, bem como para a falta de professores. Ainda na terça-feira (18), edital lançado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) foi divulgado pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), em sua página na internet. Entre as vagas ofertadas está a de professor substituto para a disciplina de Urgência e Emergência na Clínica Integrada.

Valmir Pedrosa destacou que medidas voltadas para a otimização e para a reforma das instalações da Foufal já estão sendo aplicadas. De acordo com o pró-reitor, a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) realizou vistoria do bloco onde funcionam as atividades de Odontologia. “Haverá reforma ampla e geral em todo o prédio da Foufal. A equipe da Sinfra já esteve no bloco e fez levantamento da área, com o objetivo de quantificar os serviços a serem realizados. Em janeiro de 2013, o projeto de reforma será apresentado aos alunos e aos professores do curso”, ressaltou.