Ufal apoia iniciativas de combate à corrupção

Dia de Combate à Corrupção é lembrado com palestra do ex-procurador da República Delson Lyra

07/12/2012 17h06 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Dia de Combate à Corrupção é lembrado na Ufal

Dia de Combate à Corrupção é lembrado na Ufal

Manuella Soares - jornalista

O auditório da Reitoria da Ufal abriu as portas, na manhã desta sexta-feira, 7, para lembrar o Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado em 9 de dezembro. O evento foi promovido pela Controladoria Geral da União (CGU-AL), em parceria com Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (o Focco - AL) e com o grupo de pesquisa e extensão “Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Controle Social”.

O professor e pesquisador especialista em Direito Penal, Delson Lyra, foi convidado para ministrar palestra sobre "Corrupção: Um Desafio à Cidadania". Ele parabenizou a presença dos estudantes do projeto Parlamento Jovem das cidades de Maceió, Rio largo e União dos Palmares, interessados em aprender um pouco mais sobre ética e cidadania. O ex-procurador da República levantou o debate sobre corrupção num discurso didático para estimular a participação de todos.

“O problema é que preço as pessoas querem pagar pela corrupção. Ela ajuda a manter a exclusão e as diferenças regionais, porque aprofunda o fosso entre os ricos e os pobres. O controle da corrupção deve ser independente, eficiente e integrado à sociedade”, comentou.

A programação seguiu com um debate com a professora Valéria Correia, doutora em Serviço Social, e com o integrante do Focco-AL e auditor da Receita Federal, Pedro Guido. Participaram ainda da solenidade a vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha, e representantes do Ministério Público, da CGU-AL, do Focco e da OAB.

As comemorações em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção acontece em todo país numa realização do CGU, para apresentar as principais ações desenvolvidas pelo órgão, assim como os resultados alcançados no último ano.

A data

Em 9 de dezembro de 2003, foi assinada a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, acordo firmado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas. Em vários países, a data passou a ser adotada como Dia de Combate à Corrupção.

O Focco-AL

Criado e instalado em 28 de novembro de 2008, o Fórum de Combate à Corrupção é uma iniciativa conjunta da sociedade civil e de instituições públicas que, unidas mediante Termo de Compromisso de Cooperação, atuam para facilitar o intercâmbio de informações e de estratégias de prevenção e combate à corrupção, tendo como ferramentas a fiscalização institucional e o controle social do repasse e aplicação de recursos públicos.

O Parlamento Jovem é uma iniciativa do Focco, ligado ao projeto Caravana da Cidadania, que tem o objetivo de formar uma espécie de “câmara popular de vereadores” em diversos municípios. Os jovens, com idade entre 16 e 22 anos, são capacitados para exercer um maior controle sobre as políticas públicas.