Nova rede de internet entra em operação este mês

A Raave utiliza fibra ótica e vai contemplar as unidades acadêmicas de Maceió

10/12/2012 15h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Rodrigo Paes, diretor do NTI

Manuella Soares - jornalista

Internet lenta e instável são problemas algumas vezes enfrentados por quem utiliza a rede no Campus A.C. Simões. Mas de acordo com o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação, Rodrigo Paes, estes transtornos estão perto de acabar. É que, a partir deste mês de dezembro, entrará em funcionamento a nova rede de fibra ótica em Maceió que contemplará todas as unidades da Universidade Federal de Alagoas na região da capital.

A instalação só será possível graças a um convênio com o Governo Federal por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que está custeando a rede de fibra ótica. “Isso significa que poderemos utilizar uma segunda rede redundante. Ou seja, o Campus A.C. Simões, em Maceió, terá uma conexão reserva, para dar suporte quando a principal apresentar problemas. Em frações de segundos o link entra em operação e evita que a conexão seja 'derrubada'. Isso vai melhorar bastante a disponibilidade e reduzir os custos. Assim, poderemos investir em equipamentos para melhorar os problemas internos de conexão”, explicou Rodrigo Paes.

A princípio, a nova Rede Alagoana de Alta Velocidade (Raave) vai contemplar os prédios do Campus A.C. Simões, da Usina Ciência, do Espaço Cultural e do Museu Théo Brandão, operando com a velocidade de 1Gbps (Gigabits por segundo, ou seja, 1000 Mbps). “Só para se ter uma ideia da velocidade, nós utilizamos hoje cerca de 140 megabits por segundo. Ainda temos muita capacidade de velocidade para explorar”, exemplificou Paes.

Avanços na Interiorização

O projeto de interiorização da Ufal também inclui disponibilizar acesso à internet de alta velocidade para as unidades acadêmicas do interior. Este projeto irá acontecer graças ao convênio do projeto “Veredas Novas”, assinado este ano entre a universidade, a RNP e a Telebrás. As obras de implantação do “Veredas Novas” já iniciaram nas cidades de Rio Largo e Arapiraca, para atender ao Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e às instalações da sede da Ufal no agreste, com uma conexão que vai aumentar de 2 MB para 100 MB, no caso do Ceca, e de 4MB para 100 MB, em Arapiraca.

“Embora a execução dependa principalmente da Telebrás e da RNP, estamos confiantes que, até o final da gestão do reitor Eurico Lôbo, teremos inaugurado a nova rede também nas cidades de Viçosa e Palmeira dos Índios”, afirmou o diretor do NTI, adiantando que esses locais deixarão de ter 4MB de conexão para usufruir dos 100 MB de velocidade de internet.

Melhorias da estrutura interna

A eficiência da rede atual esbarra nos problemas de infraestrutura interna, que ainda não é a ideal. Mas de acordo com Paes, a Ufal está investindo R$ 8,5 milhões na compra de equipamentos e serviços. Também serão instalados 480 aparelhos de internet wifi para deixar todos os campi com cobertura total de conexão sem fio e gratuita.

“Esse é o maior investimento já feito pela Ufal na área de Tecnologia da Informação em toda sua história. É de fundamental importância termos uma rede de boa qualidade em todos os locais dentro da universidade. Sem essa estruturação não será possível usufruir do aumento da velocidade das nossas conexões externas, da telefonia IP e nem da internet sem fio. Os novos prédios da Matemática, Instituto de Computação, Física, Faculdade de Letras e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade já tiveram suas redes reestruturadas. Mas a partir de janeiro de 2013 já começaremos a execução com a ajuda da empresa recém-contratada, o que dará maior celeridade ao processo”, concluiu Rodrigo Paes.