Na festa dos 60 anos, Faculdade de Letras faz homenagem a ex-professores

Comunidade acadêmica participou da cerimônia de comemoração, com música e entrega de placas

17/12/2012 14h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
A diretora da Fale, Eliane Barbosa, ao lado do vice-diretor Helson Sobrinho

Lenilda Luna - jornalista

A comemoração dos 60 anos de criação da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas foi marcada por homenagens a ex-professores, na última sexta-feira (14). A cerimônia foi realizada no novo prédio, inaugurado em 25 de novembro de 2011, que começou a funcionar há dois meses, depois que todas as instalações elétrica e lógica ficaram prontas. No pátio, música ao vivo, na voz da professora Nalu Milito, e entrega de medalhas.

Maria Aparecida Batista de Oliveira, professora do curso de Filosofia, foi diretora do antigo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CHLA) e também do atual Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA). Ela destacou a importância do curso para a formação de uma sociedade mais reflexiva. "A Fale tem uma excelente produção científica e foi a primeira faculdade a contar com cursos de mestrado e doutorado na Ufal", destacou Aparecida.

Gilda Vilela Brandão aposentou-se há 15 dias, mas vai continuar lecionando durante um ano, como voluntária. Ela já é docente do curso há 40 anos. "Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história e quero continuar colaborando com a formação de pesquisadores na área de Linguística", declarou.

Além da contribuição científica, a produção literária também foi destaque na comemoração. Nilton Resende, ex-aluno e ganhador do Prêmio Lego, organizado pela Fale, disse que muitos professores contribuíram para melhorar a produção de seu texto literário. "Foram análises, correções e críticas que me ajudaram muito. Também aprendi muito nos saraus realizados pelos estudantes. Além disso, o Prêmio Lego é fundamental para publicar, divulgar e distribuir a obra de novos escritores", destacou Resende.

A escritora Arriete Vilela também falou desse incentivo da Fale à produção dela. "A Faculdade de Letras é minha segunda casa. Devo muito do que sou como professora e como escritora ao que aprendi aqui. Acredito que é preciso investir mais, para tornar a Fale ainda maior", disse.

A diretora da Fale, Eliane Barbosa, ao lado do vice-diretor Helson Sobrinho, parabenizou aos 750 alunos, 54 professores e 10 técnicos que compõem a faculdade. "Hoje é um dia de muita emoção para todos nós que fazemos parte dessa instituição. Para mim, em especial, é um grande orgulho ser diretora da Fale, porque aqui construí minha carreira acadêmica. Fui aluna da graduação, da pós-graduação, professora substituta e depois aprovada em concurso, em 2006", relatou a diretora.

Durante a festa, doze professores aposentados foram homenageados com placas comemorativas dos 60 anos da Fale. Os professores em exercício e os técnico-administrativos receberam medalhas para marcar a data.