Lançamento da Série Vozes amplia discussão sobre formação profissional

Em parceria com a Editora Vozes, Edufal lança quatro livros que unem experiências teóricas e práticas em estágios supervisionados

06/12/2012 17h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
As professoras e autoras Edna Prado, Mercedes Carvalho e Giselly Moraes (da esquerda para a direita)

As professoras e autoras Edna Prado, Mercedes Carvalho e Giselly Moraes (da esquerda para a direita)

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), em parceria com a Editora Vozes, lançou a Série Estágios, na última terça-feira (4). A coletânea engloba quatro volumes específicos sobre áreas do conhecimento, bem como abordagens e subsídios que relacionam a teoria e a prática nos estágios supervisionados da graduação. Na obra, os autores ampliam discussões sobre a formação profissional dos estudantes de licenciatura, de bacharelado e de tecnologia, por meio de experiências produtivas em estágios curriculares.

O lançamento dos livros contou com a presença dos professores da Ufal Mercedes Carvalho, Edna Prado, Cleriston Izidro dos Anjos e Giselly Moraes, todos autores das bibliografias Estágio na Licenciatura em Matemática: Observações nos anos iniciais; Estágio na Licenciatura em Pedagogia: Gestão Educacional; Estágio Licenciatura em Pedagogia: Arte na educação infantil; e Estágio na Licenciatura em Pedagogia: Projetos de leitura e escrita nos anos iniciais, respectivamente.

De acordo com a professora Edna Prado, a coleção abrange diferentes áreas do conhecimento e não está restrita às experiências de pesquisadores da instituição alagoana. “O trabalho é fruto da necessidade de publicar o que de bom nós fazemos nas disciplinas de estágio supervisionado, tanto os pontos de êxito como os pontos que precisam ser repensados. Os livros iniciais da série são sobre licenciatura, mas o projeto também envolve outras áreas. Além disso, a obra não relata apenas o trabalho desenvolvido na Ufal, ela é mais ampla”, destacou.

O primeiro lançamento da coleção foi realizado em julho deste ano, em São Paulo, e já teve significativa repercussão. Edna Prado ressaltou que, desde esse primeiro momento, tem crescido o número de profissionais interessados em relatar vivências bem-sucedidas em atividades de estágio. Para ela, a divulgação da obra em Alagoas amplia ainda mais a reflexão sobre projetos na área. “É um prazer muito grande estar na Edufal, um cantinho que sempre nos acolhe. O lançamento da série no Estado não poderia deixar de ser aqui, numa das editoras universitárias mais bem reconhecidas do País. Desde a publicação do material, vários colegas nos procuraram para falar da importância de escrever sobre a experiência com o estágio, porque é fundamental que essa discussão seja pensada. Os livros estimulam essa ideia e abordam o estágio como referencial para o ensino superior, seja no bacharelado ou na licenciatura”, salientou.

Não ao estigma de “prima pobre”

As primeiras publicações da Série Estágios estão voltadas para as atividades desenvolvidas nas graduações de Licenciatura em Pedagogia e em Matemática. As experiências relatadas demonstram como o vínculo entre a universidade e as escolas públicas brasileiras podem contribuir com a propagação do ensino e com a formulação de métodos de aprendizagem qualificados. No entanto, apesar de o primeiro material da obra ter sido de autoria de professores da Ufal, o projeto envolve docentes de outras instituições de ensino superior nacionais e internacionais, de diferentes áreas do conhecimento.

Segundo a professora Mercedes Carvalho, o material tem o intuito de divulgar as experiências bem-sucedidas nas disciplinas de estágio para a formação dos futuros profissionais e desconstruir o preconceito sofrido pela área. “A série cria espaços e agrega pessoas que compram a ideia de que teoria e prática são indissociáveis. Nessa coleção, mostramos que existem trabalhos muito bons desenvolvidos nos estágios produzidos em várias universidades. Nós percebemos que há projetos bem articulados nesse segmento, que tiram o estigma de 'prima pobre' que a disciplina tem na graduação”, ressaltou.

A coleção também permite que outros estigmas sejam quebrados. No livro Estágio na Licenciatura em Pedagogia: Arte na Educação Infantil, o professor Cleriston Izidro dos Anjos revela como as linguagens artísticas são importantes para a formação de crianças de todas as idades. Para o pesquisador, a arte precisa ser valorizada na prática pedagógica do ensino básico. “A educação infantil é uma área nova, que só começou a ser pensada como uma área da educação básica recentemente. Então, na obra, eu apresento experiências obtidas por meio de projeto de intervenção que envolveu a arte – um segmento que tem sido secundarizado em detrimento de outros. O meu intuito é demonstrar que a música, o movimento, as brincadeiras e as artes visuais são tão importantes para a educação quanto a leitura e a escrita”, avaliou.

Os livros

Na bibliografia Estágio na Licenciatura em Matemática: Observações nos anos iniciais, Mercedes Carvalho faz relato de sua experiência com alunos da graduação em Matemática da Ufal, pioneira na flexibilização de sua matriz curricular. Já no volume Estágio na Licenciatura em Pedagogia: Projetos de leitura e escrita nos anos iniciais, Giselly Moraes desenvolve reflexões sobre as experiências obtidas em estágio realizado em escola da rede pública e levanta discussão sobre fatores que incidem na realização da boa prática de ensino por pedagogos em processo de formação, de modo a contribuir com o avanço da leitura e da escrita em turmas infantis.

Em Estágio na Licenciatura em Pedagogia: Arte na educação infantil, Cleriston Izidro apresenta reflexões e experiências sobre o trabalho com linguagens artísticas aplicado no estágio supervisionado na área de educação infantil, no curso de Pedagogia. Já Edna Prado, autora de Estágio na Licenciatura em Pedagogia: Gestão Educacional, faz análise do estágio em Gestão nos cursos de formação de professores para a educação básica e apresenta trabalho desenvolvido na coordenação de estágio supervisionado em instituições particulares e públicas de Ensino Superior.

Parceria Edufal e Editora Vozes

De acordo com diretora da Edufal, Stela Lameiras, a parceria com a Editora Vozes tem gerado retorno significativo para as produções acadêmicas. Para ela, a reflexão promovida pela Série Estágios merece ser discutida, continuamente, por profissionais da educação. “O estágio é uma área antiga, mas que possui grandes dificuldades. Essa é uma área que faz a ponte entre a universidade e as escolas públicas, no caso das graduações em licenciatura. No entanto, cada vez mais a gente vê que há dificuldade em ter acesso às escolas e, ao mesmo tempo, urgência em se trabalhar com os docentes do ensino básico. Então, esses quatro livros trazem importante contribuição para novas práticas de sala de aula”, destacou.

Stela também revelou o próximo fruto da parceria com a Vozes. As duas editoras serão responsáveis pela tradução da obra L'entretein compréhensif, de Jean-Claude Kaufmann. O livro ainda está em fase de elaboração e terá apresentação elaborada pelo professor Bruno César Cavalcanti, do Instituto de Ciências Sociais (ICS).