Laboratório de Imagens disponibiliza softwares livres

O professor Humberto Barbosa explica que o LAPIS elabora aplicativos para tratamento de imagens e disponibiliza produtos meteorológicos e ambientais

14/12/2012 11h22 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS), uma unidade de investigação e desenvolvimento integrada no Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT) da Universidade Federal de Alagoas, disponibiliza uma lista com os principais softwares geoespaciais livres, que se encontram organizados na página do Laboratório.

Segundo o professor Humberto Barbosa, o LAPIS realiza atividades de pesquisa, assistência tecnológica e treinamento de recursos humanos para a recepção, processamento, interpretação e integração de imagens dos satélites da série Meteosat.  Como atividades de pesquisa e transferência de conhecimento, a equipe do Laboratório elabora aplicativos para tratamento de imagens, disponibiliza produtos meteorológicos e ambientais derivados do MSG para setores operacionais e oferece treinamento na área.

Na página do LAPIS, é possível encontrar uma seleção de softwares para o processamento de dados geoespaciais, contendo vários GIS, tais como o TerraMA2, GRASS, gvSIG, ILWIS, Diva-GIS, Spring, Quantum GIS, entre outros; e ainda muitos softwares para processamento digital de imagens. Todos contêm descrição e indicação para o melhor uso.