Inscrições de propostas para o Painter vão até 12 de dezembro

Programa de ações interdisciplinares dispõe de mais de 400 bolsas permanência voltadas à formação acadêmica dos alunos

05/12/2012 15h05 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Simoneide Araújo – jornalista

O Programa de Ações Interdisciplinares (Painter) está com inscrições abertas, até 12 de dezembro, para entrega de ações acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão. O Painter é destinado a alunos que desejem ter atuação integrada visando à plena formação acadêmica. São 456 bolsas permanência, de 20 horas semanais, distribuídas nos três campi da Universidade Federal de Alagoas e suas unidades do interior.

O Painter é uma programa conjunto das pró-reitorias Estudantil (Proest), de Graduação (Prograd), de Extensão (Proex), de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e de Gestão Institucional (Proginst). Segundo a vice-reitora Rachel Rocha, o objetivo é direcionar a bolsa permanência para a formação acadêmica dos alunos participantes. “Esse programa tem caráter interdisciplinar para permitir a atuação de alunos e professores de diversas áreas do conhecimento”, destacou.

De acordo com a vice-reitora, o Painter traz outro diferencial, porque abre espaço para professores mestres. “Cada proposta deverá apresentar pelo menos um dos seus componentes com a titulação de mestre e os técnico-administrativos de nível superior da Ufal podem fazer parte da equipe como colaboradores”, prevê o Edital 01/2012.

O Painter visa a contribuir para melhorar o desempenho acadêmico de estudantes com vulnerabilidade socioeconômica, consolidando sua permanência na universidade. “Também pretendemos incentivar novas estratégias de desenvolvimento e modernização dos cursos de graduação na Ufal”, completou.

As propostas para o Painter deverão ser elaboradas e preenchidas de acordo com o modelo de formulário em anexo. Todas as propostas deverão ser aprovadas no âmbito do curso de graduação e na unidade onde o coordenador do projeto estiver lotado, antes de submeter o projeto. A aprovação deve ser comprovada com apresentação de declaração que deverá acompanhar a proposta, conforme modelo no anexo 1;

A proposta deverá ser enviado, exclusivamente, por meio digital, em arquivo PDF, para o endereço eletrônico painter@proest.ufal.br.

O que é o Painter

O Painter é um conjunto de projetos desenvolvido por estudantes, coordenados por um docente e que pode ter, pelo menos, mais dois professores ou técnicos de nível superior colaboradores. O Programa será orientado pelos princípios da interdisciplinaridade, da integração de ações acadêmicas e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Cada proposta aprovada dará direito a seis bolsas para alunos, que devem ser origiundos de diferentes cursos de graduação e, obrigatoriamente, inscritos no cadastro de estudantes em vulnerabilidade econômica da Proest.

As 456 bolsas disponibilizadas serão distribuídas em 76 projetos. Para o Campus A.C. Simões, em Maceió, serão 240 bolsas e 40 projetos. Para o Campus Arapiraca serão 144 bolsas e 24 projetos, sendo 90 para a sede, em Arapiraca; 18 para Unidade de Penedo; 18 para Unidade de Palmeira dos Índios; e 18 para Viçosa.

Para o Campus do Sertão serão 72 bolsas e 12 projetos, sendo 54 para a sede em Delmiro Gouveia, e 18 para a Unidade de Santana do Ipanema.

Conheça mais detalhes do Edital 01/2012 - Painter.