Inscrições abertas para o mestrado em Direito

Curso oferece 20 vagas e os interessados têm até o dia 8 de janeiro para se inscrever

20/12/2012 10h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

Estão abertas até o dia 8 de janeiro as inscrições para o curso de Mestrado em Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Serão oferecidas 20 vagas e o processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) juntamente à Coordenação do Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Direito. As inscrições podem ser feitas por meio do link.

Conforme o edital, poderão se inscrever os candidatos graduados que sejam portadores de diploma de nível superior em Direito, emitido pelas instituições reconhecidas oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC). Para os alunos estrangeiros, será necessária a apresentação do visto de estudante.

Já para os candidatos que sejam portadores de alguma necessidade especial, fica o recado: devem entrar em contato com a coordenação do Programa de Pós-Graduação, por meio do telefone (82) 3214-1255, para ter garantida a acessibilidade plena ao processo seletivo e à realização do curso. Além do edital, disponível no final da página, por esse mesmo número os interessados podem tirar outras dúvidas sobre o curso.

Documentos necessários

Mesmo com as inscrições sendo feitas pela internet, entre os dias 2 e 8 de janeiro, das 9h às 12h, os candidatos devem comparecer à sede da Faculdade de Direito (FDA), situada no Campus A. C. Simões, em Maceió, para entregar os seguintes documentos:

• 1 foto (3x4)

• Cópias autenticadas de: CPF, carteira de identidade, comprovante das obrigações militares para homens, Título de Eleitor e o comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral para brasileiros, diploma ou certificado de conclusão do curso, emitido pela instituição em que o título tenha sido obtido, do Histórico Escolar de Graduação.

• Curriculum Vitae preenchido nos moldes do Lattes/CNPq (disponível em: http://lattes.cnpq.br/) impresso, assinado e encadernado. Além disso, deve estar devidamente documentado com cópia autenticada de cada um dos títulos e atividades organizados e encadernados na sequencia do Lattes. Outros modelos de curriculum não serão aceitos pela coordenação.

• Projeto de dissertação em três vias, que deverá conter entre 15 e 30 laudas e sem a identificação do orientador. Outras informações podem ser vistas na página 16 do edital.

Processo de seleção e resultado final

O processo seletivo para o curso será composto por quatro etapas: a primeira, uma prova dissertativa de conhecimento jurídico. A segunda, um exame de proficiência em idioma estrangeiro (Italiano, Inglês ou Francês). A análise do projeto dissertativo é a terceira e irá contar, ainda, com a defesa de forma oral. Os três processos são de caráter eliminatório. Por último, serão analisados o curriculum e o histórico escolar.

Serão considerados aprovados aqueles candidatos que obtiverem nota final maior ou igual a 7.0 no cômputo final das três primeiras séries avaliativas, considerando-se os respectivos pesos, que podem ser vistos detalhadamente no edital. Não havendo candidatos aprovados em número suficiente, o processo poderá resultar sem preenchimento de vagas.

Após a realização de todas as etapas eliminatórias, o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 8 de março, exclusivamente pela Propep e nas Coordenações dos Cursos, ou ainda, na página de concursos e editais no portal da Ufal. As matrículas serão realizadas na semana entre os dias 11 e 15 de março, podendo ser feitas pelo próprio candidato ou por seu representante legal. Aquele que não efetuar a matrícula no prazo estipulado será tido como desistente do curso.