HU abre inscrições para concursos de Residência Médica

Os prazos para inscrições e as vagas oferecidas variam de acordo com os programas

28/12/2012 11h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Tâmara Albuquerque - jornalista/Ascom HU

A Comissão do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (Coreme/HUPAA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está com inscrições abertas para o processo seletivo que visa preencher 30 vagas no período letivo 2013/2014. As inscrições só podem ser feitas pela internet, por meio do portal da Copeve (www.copeve.ufal.br), e seguem abertas até  23h59 do dia 07 de janeiro. A taxa de inscrição é no valor de R$ 150 e a realização das provas está agendada para o dia 03 de fevereiro de 2013.

Com duas categorias, o programa abre oportunidades a graduados em Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Farmácia e bacharelado em Educação Física, que podem optar pela especialização com ênfase na Saúde da Criança ou na Saúde do Adulto e do Idoso.

O processo seletivo será dividido em duas etapas, sendo a primeira  com a Prova Objetiva (80 pontos) e, a segunda, com a  análise de currículo (20 pontos).  De acordo com o edital, as 30 vagas ofertadas serão distribuídas da seguinte forma:

ÁREA DE ÊNFASE

CATEGORIA PROFISSIONAL

NÚMERO DE VAGAS

ENFERMAGEM

FARMÁCIA

NUTRIÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA

ENFERMAGEM

FARMÁCIA

NUTRIÇÃO

PSICOLOGIA

SERVIÇO SOCIAL

A Residência

A Residência Multiprofissional em Saúde tem duração de dois anos, sendo um programa de educação em serviço com objetivo de capacitação profissional, cumprido em regime de tempo integral (podendo incluir plantões), perfazendo um total de 2880 horas anuais. O treinamento é realizado prioritariamente nas dependências do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e a responsabilidade administrativa e pedagógica são da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde.

Outras vagas

A Coreme também abriu inscrições para preencher 39 vagas nos seguintes programas: cirurgia geral (4); clínica médica (4); pediatria (5); obstetrícia e ginecologia (5); oftalmologia (2); anestesiologia (3); dermatologia (2); psiquiatria (2); patologia (1); neurocirurgia (2); medicina da família e comunidade (5); cirurgia do aparelho digestivo (2) e medicina intensiva (2).

As inscrições podem ser feitas até as 12 horas do dia 17 de janeiro de 2013 na sede da Coordenação, localizada no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, ou via Sedex, segundo as orientações do edital. A taxa de inscrição é de R$ 150.

O concurso será realizado em duas etapas, observando o máximo de 90% para as provas escritas e 10% para análise e arguição do currículo. Os candidatos farão a prova escrita no dia 4 de fevereiro de 2013 no HU, das 8h às 12h. Nesta etapa eles responderão questões sobre o curso de graduação em Medicina em cinco especialidades: cirurgia geral, clínica médica, medicina intensiva, medicina preventiva e social, obstetrícia/ginecologia e pediatria. Segundo o edital, o resultado da prova objetiva será divulgado no dia 04/02 na Coreme e também pelo site do Hospital Universitário.

Mais informações sobre os editais abertos podem ser obtidas no site da Copeve.