Handebol Feminino é campeão no Beach Games 2012

No campeonato realizado em Porto Seguro, equipe da Ufal levou a melhor na disputa contra o time pernambucano da Faculdade Maurício de Nassau; o masculino ficou em segundo lugar

17/12/2012 16h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Deisiane Barbosa, Tiago Caldas e Isabelle Martins comemoram a vitória no Campeonato Universitário Beach Games 2012

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

A equipe feminina de Handebol da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) só tem motivos a comemorar. Ao participar do Campeonato Universitário Beach Games 2012, levou o título de campeã no Hand Beach após derrotar o time pernambucano da Faculdade Maurício de Nassau por 2 a 1. A competição foi realizada entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro, em Porto Seguro (BA).

Segundo o treinador Tiago Caldas, a equipe da Ufal levou a melhor e foi invicta. “Nossa equipe participou de quatro jogos e venceu os quatro. Nós disputamos o campeonato com times de outras universidades (Brasília, Porto Seguro e Pernambuco) e conquistamos o título de forma invicta, numa vitória por 2 sets a 1”, comemorou Caldas.

Essa foi a segunda edição do Campeonato Universitário Beach Games, uma iniciativa da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), com patrocínio do Ministério do Esporte. Segundo Tiago, na primeira, realizada em 2011, em Maceió, a equipe da Ufal saiu como vice-campeã. “Diante dos bons resultados conquistados, ficamos com a ideia de que tínhamos condições para ter uma equipe de handebol de areia e participar da nova edição do campeonato. A equipe treinou bastante, estava focada e o resultado foi o melhor possível”, complementou o treinador.

Outras conquistas

Além do primeiro lugar no Campeonato Universitário Beach Games 2012, o time feminino de Handebol da Ufal também carrega consigo outras conquistas importantes. Recentemente, ao participar dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), a equipe da universidade se destacou ao conquistar, segundo a atleta Karla Farias, “um bronze com gosto de ouro”.

Outro destaque foi o primeiro lugar, mais que especial, conquistado após uma vitória num jogo realizado em pleno 8 de março, Dia Internacional da Mulher. “No mês de março, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) de Maceió convidou a Ufal para representar o handebol na areia, por conta do bom resultado obtido por nós durante o Beach Games em 2011, quando fomos vice-campeões. Montamos duas equipes e acabamos levando a melhor como campeão e vice”, declarou Tiago Caldas.

Vale reforçar também a participação da equipe masculina de Handebol que, ao disputar pela primeira vez um campeonato esportivo fora do Estado, conseguiu posição de destaque, saindo como vice-campeã no Hand Beach. “Por ser a primeira competição deles, o resultado foi considerado muito bom para o time”, completou Caldas.

A união faz a força

O time feminino de Handebol da Ufal é formado por atletas de vários cursos da universidade, mas foram as jogadoras Deisiane Barbosa e Isabelle Martins que representaram a equipe durante a entrevista. Em depoimento sobre a conquista do título, as duas protagonizaram um momento de emoção junto com o treinador Tiago Caldas. Orgulhosa e com um sorriso no rosto, Deisiane declarou que o incentivo para seguir em frente foi fundamental para que ela se tornasse a atleta que é hoje.

“A emoção de jogar, de ganhar, nossa... Foi uma experiência indescritível, única. A competição foi muito boa, nós nos esforçamos muito e, por isso, eu agradeço muito ao Tiago e à Edvânia (Barbosa, auxiliar de treino), que apostaram em mim. Eu cheguei aqui sem saber de muita coisa e eles poderiam ter dito que eu fosse embora, mas não, os dois insistiram e eu estou aqui. Digo com todas as letras que, se hoje eu sou o que sou, eu devo tudo isso ao Tiago e à Edvânia”, revelou Deisiane.

Já Isabelle Martins, que entrou de improviso como goleira da equipe – ela é jogadora de linha –, esclareceu que a união das meninas do grupo foi fundamental para o sucesso do time na competição. “A maioria das meninas já se conhece há muito tempo e isso facilitou a nossa vitória, porque a gente combina mesmo e essa união é fundamental”, complementou, reforçando que, mesmo sendo improvisada na posição de goleira, desempenhar a tarefa não foi difícil. “Já havia jogado como goleira anteriormente, então não foi tão arriscado assim”.

Tiago Caldas reforçou que o apoio da universidade também foi fundamental para a mais recente conquista da equipe. “Nós queríamos representar Alagoas no Beach Games e, quando descobrimos o local do evento, corremos atrás de apoio com o professor Chico Farias (coordenador do curso de Educação Física) e a professora Leonéa Santiago, que nos deram a maior força. Esse ano, pudemos contar com o apoio da Ufal em tudo do que precisamos”, disse.

Ainda de acordo com Caldas, tamanho reconhecimento, hoje, fez com que a equipe da universidade se tornasse referência. “A Ufal nos valorizou muito. Atualmente, no âmbito das regiões Norte e Nordeste, Handebol Feminino, na categoria adulta, a referência é o time Ufal. Ou seja, uma equipe universitária que já está sendo tida como referência no adulto, isso é muito bom para o Estado e também para a universidade”, finalizou, orgulhoso, o técnico.