Estudantes tiram dúvidas sobre programas de intercâmbio na Alemanha

CSF está com chamadas abertas para o país até 14 de janeiro

10/12/2012 14h44 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Betina Soares, Simoni Menegheti, Pedro Valentim e Niraldo de Farias

Jhonathan Pino - jornalista

Uma viagem para Alemanha pode parecer uma coisa distante para muitos: dificuldades de idioma, restrição de cursos para o Ciência Sem Fronteiras (CSF) e alto custo de vida são algumas peculiaridades que amedrontam acadêmicos na hora de decidir estudar naquele país. Para desvendar sobre as oportunidades que a nação germânica pode trazer para os estudantes brasileiros, a Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) convidou o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) para conversar com interessados em estudar fora do País.

A tarde da quinta-feira (6) foi marcada por questionamentos sobre documentos necessários, exigências para homologação de inscrições, prazos e critérios de seleção para adquirir uma vaga nas instituições alemãs pelo CsF. Mas a representante do DAAD, Betina Soares aproveitou a oportunidade para mostrar os outros programas ofertados pelo país: cursos de invernos, especializações, mestrados e auxílios para doutorados na Alemanha foram alguns explanados pela coordenadora.

Conforme Betina, até 2015, 10 mil estudantes brasileiros deverão ser beneficiados com esses programas na Alemanha. No entanto, para participar deles é necessário que o aluno já possua o curso básico do idioma, no nível A2, ou que façam o teste de nivelamento em instituições associadas.

Betina ainda abordou os valores das bolsas de 870,00€ para alunos de graduação, 1300,00€ para doutores e 2100,00€ para pós-doc, além da excelência das universidades para recepção dos brasileiros, com a oferta de residências universitárias e profissionais contratados para instruí-los. “Quem quiser estudar na Alemanha tem que ver se tem chamada aberta, se inscrever e procurar o coordenador do CsF na Ufal para que ele homologue a inscrição”, orienta a coordenadora.

Estiveram presentes também na reunião o assessor da ASI, Niraldo Farias, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Simoni Meneghetti, e o coordenador do CsF da Ufal, Pedro Valentim. Este último salientou sobre a data de encerramento da chamada para a Alemanha, que finaliza no dia 14 de janeiro. Confira o Edital, ou acesse o endereço eletrônico da DAAD para mais informações.