Especialização de Educação em Direitos Humanos forma nova turma

Duzentos e cinquenta alunos participam do segundo curso

06/12/2012 09h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Mara Rejane anunciou publicação de livros com melhores trabalhos dos alunos

Jhonathan Pino - jornalista

No último dia 1º de dezembro, 250 alunos iniciaram as atividades da segunda turma de Especialização de Educação em Direitos Humanos e Diversidade (EDHDI). Eles receberam as primeiras informações sobre o curso, que é ofertado na modalidade a distância nos polos Arapiraca, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema e reúne profissionais da educação e segurança pública de vários estados.

Na solenidade estiveram presentes representantes da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, professor Irinaldo Diniz; da Secretaria Municipal de Educação, Elielba Mendes, da Universidade Aberta do Brasil, professor Luiz Paulo Mercado e o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos Fernando Teles.

O curso é promovido pela Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública (Aedhesp) em parceria com a Coordenadoria Institucional de Educação à Distância (Cied) e o Centro de Educação (Cedu). A primeira turma teve 280 concluintes e finalizou suas atividades em novembro passado. Em breve, os melhores trabalhos de conclusão de curso apresentados pela especialização serão publicados em um livro, com extensão de 400 páginas.

“A experiência com a primeira turma foi positiva em todos os sentidos, inclusive para que redimensionássemos algumas ações, como por exemplo, o processo de avaliação do curso, a quantidade de atividades das disciplinas, que agora sofre uma redução para que os alunos desenvolvam mais a leitura e reflexão crítica”, ressalta Mara Rejane Ribeiro, coordenadora da Aedhesp.

Outra mudança anunciada pela professora será a realização dos seminários de estudos e pesquisas, ao final de cada três módulos, para que os alunos definam projeto de monografia, recebam orientação dos professores e sejam avaliados a partir das temáticas desenvolvidas nas aulas.

Para a realização desse curso estão envolvidos 36 professores e 24 tutores responsáveis pelas atividades das disciplinas, a serem realizadas nos polos. “Nessa última seleção se inscreveram em torno de 980 candidatos, dos quais 337 aprovados e 250 classificados. O sucesso da demanda desse curso se deve a todo um trabalho de base de mobilização realizado em vários municípios do Estado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado”, ressalta Rejane.

A Aehdesp foi instituída pelo Congresso Nacional de Segurança Pública (Connasp) em 2008 e formalizada na Ufal em 2009, através da Portaria 550/09. É a partir da assessoria que surgem capacitações nas áreas de diversidade, direitos humanos e segurança pública.