Edufal publica coleção pioneira em Meteorologia Sinótica

Livros inéditos abordam área operacional de previsão de tempo em curto prazo

06/12/2012 09h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Natalia Fedorova é autora dos primeiros e únicos livros sobre Meteorologia Sinótica produzidos em países de língua portuguesa

Natalia Fedorova é autora dos primeiros e únicos livros sobre Meteorologia Sinótica produzidos em países de língua portuguesa

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Canais de rádio, telejornais e portais de notícias divulgam diariamente a previsão de tempo local para que a população fique atenta à situação climática de sua região ao longo da semana. As informações são frequentes em todo o Brasil, mas o assunto ainda é escasso na literatura portuguesa. Na Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), foi lançada coleção completa de livros sobre Sinótica, ramo da Meteorologia destinado à previsão de tempo em curto prazo. A obra, distribuída em quatro volumes, é de autoria da professora russa Natalia Fedorova, do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da instuição. Entre 1999 e 2001, a pesquisadora também lançou os livros Meteorologia Sinótica I e II, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul. Os seis volumes são os primeiros e únicos sobre o assunto redigidos em língua portuguesa.

Na obra, Natalia Fedorova faz explanações didáticas sobre a temática que é tão importante para estudiosos de todo o Brasil. Segundo a pesquisadora, a publicação tem o intuito de auxiliar tecnicamente os alunos de Meteorologia. Para isso, o material é rico em imagens de satélite, bem como em equações, mapas e dados sobre o assunto. “Quando cheguei ao Brasil percebi que havia a necessidade de escrever essa obra, pois existem cerca de nove cursos de Meteorologia no País e todos têm a Sinótica como disciplina obrigatória, tanto na graduação como na pós-graduação. No entanto, não há livros em português sobre a área. Então, a produção de material didático para os estudantes é fundamental”, revelou.

Para Fedorova, a obra também apresenta significativa contribuição social, em meio a recente incidência de catástrofes climáticas em território brasileiro. “Muitos desastres climáticos têm acontecido ultimamente, inclusive no Brasil. Pela primeira vez, ciclones tropicais passaram pelo Sul do País. O Estado de Alagoas também está inserido nesse cenário, já que sofreu trovoada que matou cinco pessoas em apenas um dia. Já houve um caso em que um avião caiu perto do aeroporto Zumbi dos Palmares devido a nevoados. No entanto, não são feitos métodos de previsão de tempo em curto prazo eficazes e não há pessoal qualificado para tais análises”, alertou.

Utilizada pela Diretoria de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Dmet), pela Defesa Civil e por demais órgãos de segurança, a Meteorologia Sinótica é fundamental para a segurança coletiva e previne a população sobre possíveis desastres ocasionados por variações climáticas. Desse modo, a obra produzida na Ufal serve de suporte operacional com implicações em atividades socioeconômicas.

De acordo com Natalia Fedorova, a principal vantagem do aperfeiçoamento de estudos na área é permitir o avanço em estratégias de proteção populacional. “A Sinótica tem contribuição importante para a segurança geral da população. O fato é que ninguém pode evitar desastres naturais, mas previsões de tempo realizadas em curto prazo servem de alerta para fenômenos adversos”, salientou.

A professora também destacou que o material didático é mais um fator para a formação de especialistas no assunto e para a realização de novos métodos de aprendizado. Sob essa perspectiva, os profissionais estão mais propensos a desenvolver análises de previsão de tempo em todo o globo, o que torna mais segura a previsão no seu próprio território.

A coleção

Distribuída em quatro volumes, a coleção publicada pela Edufal contempla as obras Sinótica I: Fenômenos atmosféricos, dados sinóticos e massas de ar, na qual é feita a análise da nebulosidade a partir da perspectiva termodinâmica; Sinótica II: Conceitos básicos de cinemática, de dinâmica da atmosfera e de análise dos campos meteorológicosSinótica III: Frentes, correntes de jato, ciclones e anticiclones, que aborda os principais sistemas de grande escala de ciclones e de zonas frontais; e Sinótica IV: Sistemas e processos sinóticos atuantes na América do Sul, primeiro material a reunir processos sinóticos no território latino-americano.

Todos os livros estão acompanhados de Compact Discs (CDs). O recurso multimídia contém todas as figuras presentes no material impresso, devido à complexidade das imagens. No computador, os leitores têm acesso às imagens coloridas em alta resolução e a mais figuras ilustrativas. Confira a coleção completa no endereço eletrônico da Edufal.