Edufal lança livro sobre o Baião

O pré-lançamento vai acontecer no Rio de Janeiro dia 19 e faz parte da comemoração do centenário de Luiz Gonzaga

13/12/2012 16h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Lenilda Luna - jornalista

Estudioso, desde 2003, do gênero musical "Baião", eternizado por Luiz Gonzaga, o sociólogo Elder Maia comemora a conclusão de mais um trabalho. Semana que vem, no dia 19 de dezembro, ele lança, no Rio de Janeiro, o livro "A sociologia de um gênero: o baião”. A obra, publicada pela Edufal, foi financiada com recursos do Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga – 2012.

O prêmio, no qual o professor foi o único selecionado em Alagoas, foi criado para incentivar atividades e produtos artísticos-culturais voltados para a obra de Luiz Gonzaga. Para Maia, a experiência foi desafiadora. "Minha proposta de trabalho é acadêmica, avaliando o legado de Luiz Gonzaga do ponto de vista sociológico. Por isso fiquei surpreso com a aprovação, já que a maioria dos projetos sobre o rei do baião falam sobre o aspecto cultural da obra dele", relatou o professor.

O sociólogo ressalta que diversos aspectos concorreram para a feitura do livro: os incentivos da Funarte, o apoio da Edufal, a aprovação do projeto Procad-Cnpq PPGS-ICS-UFAL, que me permitiu a ele realizar a última etapa da pesquisa no Rio de Janeiro, além dos subsídios institucionais da Ufal. "Nesse sentido, me sinto recompensado e extremamente feliz por ter concluído a pesquisa, que se materializa agora no livro", comemora o pesquisador.

Elder Maia é professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), desde 2008, e atualmente está no Rio de Janeiro para concluir o pós-doutorado, numa parceria do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Ufal com o Programa de Antropologia e Sociologia da UFRJ e do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O tema da pesquisa  é “A economia criativa no Brasil”,  e, entre outras questões,  também aborda a formação de gêneros musicais representativos da cultura nordestina, como o baião.