Cursos de Computação da Ufal estão entre os melhores do País

Outros seis cursos da universidade receberam conceito 4 na prova do Enade, numa escala de 1 a 5

12/12/2012 11h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Professores Patrick Brito e Evando de Barros, do Campus A. C. Simões; Thiago Sales e Mário Hozano, do Campus Arapiraca

Manuella Soares e Lenilda Luna - jornalistas

Melhorar cada vez mais! Essa é a perspectiva do coordenador do curso de Ciência da Computação do Campus A.C. Simões, Patrick Brito, orgulhoso do bom desempenho dos estudantes da graduação na prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A nota, divulgada pelo MEC esta semana, revelou que o curso da Universidade Federal de Alagoas melhorou de 3, na avaliação de 2002, para 4, referente à prova de 2011.

O diretor do Instituto de Computação, Evandro de Barros, animado com a boa notícia, destacou quais foram os esforços implementados durante esse intervalo entre as avaliações, até a obtenção do conceito 4, numa escala de 1 a 5. “Fizemos um trabalho em conjunto, conseguimos renovar o quadro de docentes e reformular o currículo pedagógico do curso. Mas o mais importante de tudo que fizemos foi a política de conscientização para que os alunos entendessem a seriedade e importância da prova do Enade”, declarou.

O resultado deixou a graduação de Ciência da Computação da Ufal em 2º lugar no ranking dos melhores cursos do Nordeste e o 26º do país. “O nosso 4 teve indicativo de 5, então vamos trabalhar para alcançá-lo!”, completou Patrick.

Destaque em Arapiraca

A grata surpresa foi o destaque do curso de Ciência da Computação no Campus Arapiraca, que também está entre os melhores do país, ficando logo atrás do curso de Maceió, em 3º lugar na região Nordeste e 27º do Brasil, num ranking que avalia 354 instituições.

"Para nós foi uma conquista gigantesca. Ficamos surpresos e orgulhosos, tanto dos nossos professores quanto dos nossos alunos", disse coordenador do curso, Mário Hozano, confiante que o resultado vai atrair mais investimentos para o curso.

Thiago Sales, professor do curso, acredita que o esforço dos alunos supera as deficiências de infraestrutura para alcançar um bom resultado. "São estudantes que valorizam a oportunidade de estudar Ciências da Computação no interior do Estado. Muitos deles vêm de cidades circunvizinhas e enfrentam as dificuldades de transporte, mas demonstram interesse em participar das atividades de extensão e de pesquisa científica para aprender mais", avaliou.

Ufal comemora desempenho no Enade

Dos 32 cursos submetidos à avaliação do MEC por meio do Enade, em 2011, oito obtiveram a nota 4. Além da área de Computação, os cursos de Engenharia Civil (Maceió); Matemática (bacharelado – Maceió); Física (bacharelado – Maceió); Letras (licenciatura – Maceió); Educação Física (licenciatura – Arapiraca) e Pedagogia (licenciatura – Maceió)

O professor Eraldo Souza Ferraz, coordenador do curso de Pedagogia do Campus A.C. Simões, comemora a boa nota. “Foi a nossa primeira avaliação e já conquistamos o 4. Estou muito feliz e quero dividir essa alegria com os professores e os alunos. Fizemos uma grande campanha com eles, porque são os estudantes os principais responsáveis pelo futuro do curso. E eles entenderam o recado”, reconheceu Ferraz.

Avaliação

O Enade tem o objetivo de avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes. Dois índices são originados na avaliação, o IGC, que mede o desempenho dos cursos, e o IDD, que avalia o progresso do aluno.

O exame avalia o rendimento dos alunos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. É obrigatório para os estudantes selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar e diploma. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é a cada três anos.