Coral da terceira idade emociona comunidade acadêmica

Canções e mensagens natalinas foram repassadas aos presentes em mais uma ação da Universidade Aberta à Terceira Idade

28/12/2012 14h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Coral da terceira idade se apresenta no auditório da Reitoria

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

O espírito do Natal contagiou a Universidade Federal de Alagoas neste mês de dezembro. Depois da cerimônia de abertura da festividade, no início do mês, foi a vez do coral dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Ufal, soltar a voz e mostrar seu talento. E o dia escolhido para a apresentação foi a terça-feira, 18, quando os cantores estiveram presentes no auditório da Reitoria, situado no Campus A. C. Simões, em Maceió.

Segundo a professora Socorro Dantas, coordenadora da Unati, apesar dos contratempos ocorridos em 2012, o coral foi surpreendente ao se apresentar. “É um prazer poder ver isso, o coral foi muito bem, está muito organizado. Esse projeto só existe pela participação deles e vamos fazer o possível para poder mantê-lo”, declarou, ao destacar, também, o trabalho da maestrina Elizângela Leandro, ex-aluna do curso de Canto.

A professora Leonéa Santiago reforçou a fala da professora Socorro, ao dizer que a participação dos alunos da Unati é fundamental para a existência do projeto. “Isso existe porque eles querem, por estarem presentes”, comentou, pedindo, em seguida, uma salva de palmas dedicada aos cantores. Já o pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, também esteve presente na apresentação e, além de destacar a iniciativa, deixou seus sinceros desejos de felicidades e um bom natal a todos.

Durante a apresentação, quatro músicas foram cantadas pelo coral da Unati. Mas, um dos momentos marcantes foi com a música "Noite Feliz". Antes do início da canção, o desejo dos cantores era que todos ali presentes se unissem numa só voz para cantá-la e assim foi feito. O auditório cantou junto com o coral, encerrando com uma salva de palmas dedicadas a todos.

Com a palavra, a maestrina.

Elizângela Leandro, ex-aluna de Canto da Ufal, é a maestrina do coral da terceira idade e diz ser muito gratificante poder participar desse projeto. Segundo ela, a experiência dos alunos também é um ponto a favor. “Eu sempre brinco com eles que eu sou a tia e eles são os sobrinhos. Eu aprendo muito com eles, o incentivo deles, a vontade, isso é fundamental para continuar aqui. A única coisa que pode limitar é o espaço, mas eu não faço limite, pois quanto mais vozes tivermos, melhor será”, declarou.

A maestrina destacou ainda que o coral está carente da participação de homens e, sorridente, aproveitou a oportunidade para convidá-los a participar do projeto. “Nós estamos precisando de cantores, pois o número de homens no coral é baixo. Peço que se inscrevam e venham cantar conosco”, disse. Então, fica o recado: os interessados em participar do coral, podem entrar em contato com a Pró-reitoria de Extensão (Proex), por meio do número: (82) 3214-1134 ou 3214-1305.

Visita inesperada alegra reitor

Após a apresentação, o professor José Roberto Santos, da Proex, conduziu os cantores a uma visita por toda a Reitoria. O primeiro local a ser visitado foi o gabinete do reitor Eurico Lôbo. Em meio a uma reunião com os pró-reitores da universidade, Eurico abriu o espaço para ouvi-los cantar e, além de surpreso, se mostrou contente com aquele momento.

“Acho muito importante vocês trazerem essa mensagem e o espírito de Natal aqui para o gabinete, para a reitoria, pois em alguns momentos nós ficamos por aqui participando de reuniões, que as vezes são tensas, e acabamos esquecendo de outras coisas. E, olha... Essa foi uma surpresa muito boa”, declarou o reitor.

Bem humorado, Eurico aproveitou a oportunidade para relembrar que chegou a participar de testes para entrar no coral e ser aprovado, mas acabou não levando a chance adiante. “O pessoal disse que se eu participasse seria abuso de poder, mas pensando bem, eu, quando estiver me sentindo tenso, vou correr para o coral”, disse, sorrindo.

A vice-reitora Rachel Rocha também gostou da visita dos cantores ao gabinete. “Essa foi uma surpresa tão boa. Ouvi-los, vê-los, eu agradeço muito a vocês e... Essa foi uma visita muito tocante! Que bom que vocês vieram, vocês nos lembraram de que o Natal é uma data importante e que deve ser lembrada, portanto, muito obrigada”, agradeceu.

O reitor Eurico Lôbo aproveitou para deixar uma mensagem natalina para os presentes. “Eu agradeço a todos os colaboradores dessa iniciativa e que o espírito de Natal esteja com todos. Desejo muita paz, saúde e que Deus nos dê sabedoria, sempre, para tomar boas decisões. Fico muito feliz com isso, muito obrigado”, encerrou.