Campus Arapiraca ganha recursos para pesquisas

Os investimentos aprovados em editais do CNPq vão permitir maior celeridade em projetos

14/12/2012 11h05 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Grupo de pesquisa de Arquitetura em Arapiraca

Manuella Soares - jornalista

O Campus da Universidade Federal de Alagoas em Arapiraca está colhendo bons frutos com o trabalho de consolidação dos cursos na região do agreste. Dessa vez, as boas novas chegaram para o curso de Arquitetura, por meio da aprovação de investimentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os recursos aprovados na chamada CNPq Universal serão destinados à compra de equipamentos necessários para coleta de dados de pesquisas de campo. O professor Odair Barbosa de Maraes submeteu o projeto de desenvolvimento de ferramentas de avaliação dos dados que podem dar agilidade aos resultados, substituindo os questionários de papel. “Com a utilização dessa ferramenta também poderemos chegar a conclusões mais próximas da realidade porque permite métodos de avaliação mais humana”, explicou.

Para colocar o projeto em prática, o professor Alexandre Barbosa, do curso de Ciências da Computação de Arapiraca, dará apoio técnico na execução. Os equipamentos adquiridos serão utilizados, a princípio, na continuação de um trabalho do Pibic dos alunos de Arquitetura, que estuda a urbanização de assentamentos precários do Lago da Perucaba. A atividade é desenvolvida pelo grupo de pesquisa Q-Ara (Qualidade do Projeto de Arquitetura e Urbanismo), mas o professor Odair explica que o investimento em computadores e dispositivos móveis vai beneficiar toda a comunidade acadêmica do Campus em Arapiraca.

Mais recursos

O curso de Arquitetura também foi contemplado com um investimento na ordem de R$ 150 mil para realização de uma pesquisa de avaliação da produção habitacional recente, tendo como objetos de estudo as habitações do programa Minha Casa Minha Vida e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Urbano). Os recursos foram aprovados, neste mês de dezembro, por meio de uma chamada do Ministério das Cidades em parceria com o CNPq.

A pesquisa será aplicada nas cidades de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios. Além das despesas com a mobilidade da equipe, o investimento será destinado ao custeio de 11 bolsas de estudo, sendo 09 para alunos de ITI (Iniciação Tecnológica e Industrial); e 02 para profissionais de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI ).

“Esse será um trabalho multidisciplinar que vai envolver os cursos de Arquitetura, Computação, Psicologia e Engenharia Civil. A ideia é avaliar as condições de pós-ocupação das habitações para obter um banco de dados que pode ajudar nas melhorias de políticas públicas, além da possibilidade de reaplicar as avaliações em outros estados”, destaca o professor Odair, coordenador do projeto.