Bolsistas do Campus Arapiraca recebem prêmio de Excelência Acadêmica

Premiação entregue pela Ufal é o reconhecimento aos melhores trabalhos de iniciação científica

04/12/2012 13h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Simoni Meneghetti e Eliane Cavalcanti entrefgam certificados a bolsistas

Lenilda Luna - jornalista

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) entregou a premiação aos 14 trabalhos do Campus Arapiraca, selecionados como de excelência acadêmica durante o encontro de iniciação científica da Universidade Federal de Alagoas, realizado em 2011. A cerimônia ocorreu no último dia 28 de novembro e reuniu estudantes e professores da daquela unidade de ensino.

A solenidade foi presidida pela pró-reitora da Propep, Simoni Meneghetti, e contou com a participação do coordenador de Pesquisa da Propep, Pedro Valentim, e a diretora acadêmica do Campus Arapiraca, Eliane Cavalcanti. Desde que foi inaugurado, em setembro de 2006, o Campus Arapiraca começou a participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e, no Congresso Acadêmico de 2008, os estudantes do agreste já estavam apresentando os trabalhos realizados.

O prêmio deveria ter sido entregue no início de 2012, mas a cerimônia teve que ser adiada devido à paralisação das atividades acadêmicas no Campus Arapiraca, provocada pela insegurança, devido à fuga de reeducandos do presídio que fica vizinho às instalações da Ufal, e a greve dos servidores. "Mas é importante, ainda que com certa demora, é reconhecer a produção científica desses professores e alunos dedicados à vida acadêmica", destacou Pedro Valentim.

Segundo Pedro Valentim, o incentivo para a pesquisa cresce à medida que novos doutores são contratados para o campus. "Nos últimos concursos ampliamos o quadro de docentes com doutorado no Campus Arapiraca, ampliando também a oportunidade de engajamento de alunos como bolsistas em projetos de pesquisa", destacou.

Excelência Acadêmica

Todos os anos, a Ufal promove o encontro de iniciação científica, no qual avaliadores externos, que são pesquisadores de outros Estados, são convidados para acompanhar a apresentação dos trabalhos e selecionar aqueles que apresentam maior qualidade e relevância acadêmica e científica. Os alunos premiados, além de terem maior chance nas seleções de intercâmbio, também são convidados para o encontro anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Os pesquisadores com melhores trabalhos também recebem um certificado de excelência científica, emitido pela Propep.

E mais prêmios em reconhecimento à produção científica estão a caminho, já que durante esta semana acontece o 22° Encontro de Iniciação Científica, nos campi A.C. Simões, em Maceió, e Arapiraca. São mais de 600 trabalhos que estão sendo avaliados por observadores externos, credenciados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnólogico (CNPq) e pelo Pibic. Os trabalhos mais destacados serão apresentados no Congresso Acadêmico, que acontecerá, em 2013, no Centro de Exposições e Eventos de Maceió e também vão receber o certificado de Excelência Acadêmica.

O que é o Pibic?

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) tem o objetivo de apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas instituições de ensino e de pesquisa, por meio da concessão de bolsas a estudantes de graduação. As universidades e instituições de pesquisa são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Pibiq. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.

O Programa também tem o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação; contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores; contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional; estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação; proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa; ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica, entre outros.