Bolsistas de Programa de Pós-doutorado apresentam pesquisas

- Atualizado em
Apresentação foi realizada no auditório do Severinão, no Campus A. C. Simões, em Maceió

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Na sexta-feira, 14 de dezembro, oito bolsistas do PNDB-Institucional da Ufal (Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES) participaram de um workshop no auditório do Severinão, situado no Campus A. C. Simões, em Maceió, onde apresentaram de forma dinâmica as atividades desenvolvidas no primeiro ano do projeto.

Segundo Erika Cavalcanti, secretária executiva da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, o PNDB insere os recém doutores dentro das instituições as quais pertencem, e fortalece a pós-graduação com suas pesquisas. “O projeto tem que estar ligado a uma pós-graduação ou a um grupo de pesquisa. E os participantes devem no máximo cinco anos de formação. A Ufal tem sete projetos e conta hoje com oito bolsistas, que adquirem ao longo dos três anos de trabalhos uma vivência maior na área acadêmica e ficam mais preparados para o mercado de trabalho. Uma de nossas bolsistas foi recentemente aprovada num concurso da Embrapa”, conta.

Os sete subprojetos que formam o projeto institucional da Ufal são ligados às áreas de ciências agrárias, engenharia química, química e biotecnologia e saúde. E tem o total de oito bolsistas pós-doutores atuantes citados acima, e que são coordenados por docentes do quadro permanente da Universidade.

Erika Cavalcante ainda enfatiza o alto nível dos projetos apresentados. “Ficamos muito contentes com o nível super elevado das apresentações. Temos bolsistas que já estão orientando alunos de mestrado, doutorado e Iniciação Científica com bolsas no PIBIC. É grande a nossa satisfação em ver nossos bolsistas PNPD executando com maestria os objetivos propostos em cada subprojeto. As apresentações foram de excelente qualidade!”, diz ela.

O evento contou com a participação da professora Simoni Meneghetti e Erika Cavalcante, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação,  dos professores Angelina Bossi, Gilson Moura e Gaus Silvestre do Centro de Ciências Agrárias, Renata Rosas do Centro de Tecnologia, que são coordenadores de projetos, e dos bolsistas de pós-doutorado do PNPD (Aline Zampar, Veridiana Basoni, Jaim Simões, Velber Nascimento, Márcia Carine, Joyce Lima, Adriana Reis, Renan Cantalice e Karine Dias (representada pela professora/coordenadora, Simoni Meneghetti).