BlackBerry lança o primeiro Tech Center da América Latina em parceria com a Ufal

Estudantes estão entusiasmados com a oportunidade de desenvolver aplicativos para uma das grandes empresas em Tecnologia da Informação

11/12/2012 19h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Auditório lotado para o lançamento do primeiro Tech Center da BlackBerry na América Latina

Auditório lotado para o lançamento do primeiro Tech Center da BlackBerry na América Latina

Lenilda Luna - jornalista

Auditório lotado e estudantes atentos às possibilidades que estão sendo abertas na área de Tecnologia da Informação. Na mesa da solenidade de lançamento do primeiro Centro de Tecnologia da BlackBerry na América Latina, instalado na Universidade Federal de Alagoas, representantes da empresa, do Governo do Estado e o reitor Eurico Lôbo. Larry Macdonough veio dos Estados Unidos especialmente para prestigiar o evento. Também estava presente o representante do consulado do Canadá no Nordeste, Tim Hopkins. Quem conduziu a cerimônia foi Demian Borba, representante da BlackBerry no Brasil e ex-aluno do Instituto de Computação da Ufal.

Demian destacou os investimentos da empresa para desenvolver produtos inovadores e, para isso, as parcerias que vem buscando estabelecer com desenvolvedores de vários países. "O lançamento do Tech Center na Ufal, o primeiro dos cinco que serão implantados no Brasil, faz parte desta estratégia para buscar novos talentos em Tecnologia da Informação. A universidade foi escolhida pela qualidade do trabalho desempenhado aqui, que já é referência no Brasil", destacou.

Durante a solenidade, Demian Borba também anunciou que o BlackBerry 10 deve ser lançado no dia 30 de janeiro do próximo ano. Segundo ele, trata-se de um sistema operacional para celulares, tablets, automóveis, etc. "Esse sistema vai inovar a forma como interagimos.  Será totalmente integrado e inovador", revelou Demian.

Intercâmbio no EUA

No discurso feito em inglês, o representante internacional da BlackBerry, Larry Macdonough, reforçou uma informação recebida com muito entusiasmo pelos estudantes da Ufal e que já havia sido discutida pela manhã, durante reunião da comitiva com o reitor Eurico Lôbo: o interesse em estimular a mobilidade. "Queremos proporcionar aos estudantes da Ufal que vão atuar no Tech Center a oportunidade de realizar intercâmbio nos Estados Unidos", disse Macdonough.

O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Eduardo Setton, também falou com muito entusiasmo sobre este novo momento para Alagoas. "Estamos lançando o primeiro arranjo produtivo de Tecnologia da Informação no Estado e teremos um polo que será referência, instalado no Bairro de Jaraguá. Para nós é uma grande responsabilidade. Somos uma área de excelência numa região onde muitas pessoas ainda não têm acesso à informação básica. Nós, que somos capacitados, temos que absorver uma grande demanda de trabalho e colaborar para o desenvolvimento de Alagoas, inclusive compartilhando conhecimentos que devem se tornar mais acessíveis", ressaltou o secretário.

Evandro Barros, diretor do Instituto de Computação, referendou as colocações feitas pelo secretário e destacou o crescimento do curso de Ciência da Computação, não só em Maceió, mas também em Arapiraca. "Os resultados obtidos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) só reforçam a qualidade do curso, fruto do envolvimento e do compromisso de professores e alunos. Os índices foram muito positivos principalmente para consolidação do curso no interior", disse o diretor.

Ele ressaltou ainda os pesquisadores formados pela Ufal que estão se destacando no mercado e na comunidade científica. "Temos muitos exemplos, como o professor Rodrigo Peixoto e o Demian, que devem servir de incentivo para nossos alunos", ressaltou Barros.

Avanços para a Ufal

Em seu discurso, o reitor Eurico Lôbo destacou os ganhos do Tech Center para a instituição. "Isso é um avanço para o Instituto de Computação da Ufal e uma parceria fundamental para o desenvolvimento socioeconômico da região. Somos incentivadores de parcerias público-privadas que representem ganhos substanciais para a formação dos nossos alunos", declarou.

Observando a platéia, formada na maioria por jovens estudantes, com a presença inclusive de alguns alunos da área de Tecnologia da Informação que vieram de outros Estados, o reitor Eurico Lôbo fez uma provocação descontraída. "Vejo aqui ainda poucas mulheres, e isso não representa a realidade das nossas universidades, onde o público feminino tem se destacado, representando mais de 50% dos estudantes e pesquisadores, portanto, acredito que essa será uma supremacia masculina momentânea", disse.

Homenagem

No final da cerimônia, Demian Borba foi homenageado com uma placa comemorativa. Ele falou desse momento com emoção, lembrando o período em que era estudante de graduação na Ufal. "Eu escolhi essa área por amor, nunca pensei em dinheiro ou nesse reconhecimento. Minha mensagem para os estudantes é que quanto mais compartilhamos conhecimento mais ganhamos com isso. Tive a oportunidade de trabalhar nos EUA e posso dizer que a nossa formação acadêmica não deixa nada a desejar. Os estudantes da Ufal estão prontos para conquistar o mundo", declarou Demian.

Dez alunos da Ufal foram selecionados para atuar no primeiro Tech Center. Eles estavam entre os mais entusiasmados com as novas possibilidades de aprendizagem e de atuação na área. "Essa é uma grande oportunidade para nós estudantes e para a Ufal como instituição que estabelece uma parceria bastante inovadora", declarou Felipe Gualberto.

"Vamos poder desenvolver aplicativos e ser referência no Brasil e no mundo", complementou Marden Laairoy, também estudante selecionado para o Tech Center.

A solenidade foi encerrada com o sorteio muito aguardado de smartphones entre os presentes e depois todos seguiram para o Instituto de Computação, onde foi descerrada a placa, inaugurando oficialmente o Centro de Tecnologia da BlackBerry na Universidade Federal de Alagoas.

Comitiva visita reitor

A comitiva formada por professores e representantes da BlackBerry também visitou o reitor Eurico Lôbo na manhã da terça-feira (11), antes da solenidade, para agradecer o apoio institucional na parceria público-privada que viabilizou a instalação do primeiro Centro de Tecnologia da BlackBerry no Brasil. O ex-aluno do Instituto de Computação da Ufal e membro da empresa, Demian Borba, falou sobre a escolha do local. "Das cinco cidades da América Latina que tinham possibilidade de receber o Tech Center, escolhemos Maceió porque é aqui na universidade onde tem grandes desenvolvedores capacitados para iniciar o trabalho de referência no país", ressaltou.

Durante a visita, o representante da BlackBerry nos Estados Unidos, Larry McDonough, disse que ficou impressionado com a estrutura e o envolvimento dos estudantes do IC.