Aluno de Educação Física tem fotos selecionadas para catálogo da Marinha do Brasil

As fotos selecionadas retratam o Farol Pajuçara e a divisa do mar de Alagoas com o mar de Sergipe

28/12/2012 13h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Ninrodes Muniz comemora a vitória

Diana Monteiro - jornalista

Duas fotografias do aluno do curso de Educação Física (licenciatura) da Universidade Federal de Alagoas, Ninrodes Muniz, estão publicadas no Catálogo do VI Salão de Fotografia do Mar, lançado recentemente pelo Comando do segundo Distrito Naval da Marinha do Brasil. O catálogo é resultado do concurso que inscreveu mais de  500 participantes e tem como um dos pré-requisitos que as fotografias sejam em locais de atuação ou representem a Marinha do Brasil.

O Salão de Fotografia do Mar as categorias Almirante Tamandaré e Amazônia Azul – Superfície do Mar e o alagoano Ninrodes Muniz venceu nas duas. Na primeira categoria ele retratou o Farol da Pajuçara e a fotografia foi denominada de “O condutor de fulgor”. A selecionada na segunda categoria do concurso intitulada de “Tapetes de ondas”,foi feita na divisa do mar de Alagoas com o mar de Sergipe.

As 30 fotos premiadas no concurso estão em exposição até o dia 31 de janeiro de 2013 no Museu Náutico da Bahia, localizado no Farol da Barra, em Salvador, onde  também foi  realizada a solenidade de divulgação do resultado do concurso.

Ninrodes diz que fotografar é o seu principal hobby e foi a primeira vez que participou do concurso, cuja proposta é estimular o interesse da sociedade pela fotografia e o seu desenvolvimento como arte, ao mesmo tempo em que promove a aproximação dos artistas com a temática do mar.

O VI Salão de Fotografia do Mar teve como convidada especial a fotógrafa italiana Cristina Cenciarelli, que além de seu país,  tem trabalhos publicados nas principais revistas francesas, americanas e alemã, além de exposições  na Europa, Estados Unidos e no Brasil

“Participar do concurso para mim já foi um prêmio e ter duas fotografias selecionadas e publicadas foi uma surpresa pelo grande número de participantes profissionais de todo o Brasil. Mas, acima de tudo, considero o concurso um reconhecimento da fotografia como arte”, disse Ninrodes Muniz que já se prepara para o próximo evento.